Servidores, secretários municipais e vereadores participam de Capacitação de Gestores Municipais

Diversos assuntos referentes a administração pública municipal foram debatidos durante todo o dia 10 de junho, quarta-feira, no auditório da prefeitura municipal de Nova Trento. O seminário de Capacitação de Gestores Municipais, realizado pelo técnico da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Gilberto Brasil contou com a participação de servidores, especialmente membros do órgão de apoio ao controle interno, secretários municipais, vereadores, além de responsáveis por áreas específicas da prefeitura municipal, Samae e Câmara Municipal.

A iniciativa para a realização desta capacitação partiu do prefeito municipal em exercício, Pedro Piva Neto. Segundo o técnico da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, foram trabalhados vários assuntos referentes ao orçamento plurianual e anual, planejamento, despesa pública, controle interno da prefeitura, limites constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ações que o Tribunal de Contas condena junto a administração pública e o próprio município. “É um processo de conscientização, de busca de conhecimento, para que se desenvolvam as ações do poder público dentro de toda legalidade”, declara Gilberto Brasil.

O prefeito municipal em exercício lamentou a ausência da maioria dos vereadores neotrentinos. O convite foi encaminhado a todos e reforçado durante sessão do legislativo da última terça-feira, nove de junho. Apenas o vereador Gian Voltolini (PP) compareceu ao seminário de Capacitação dos Gestores Municipais. Mesmo assim, Pedro Piva Neto destacou que outras oportunidades como essa podem ocorrer novamente este ano, com novos seminários promovidos junto a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.