Escolas municipais de Nova Trento participam da CONAE

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo poder público para que toda população possa participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Em Nova Trento, o Dia da Mobilização Estadual, intitulado “Dia da Conae na Escola” ocorreu no dia três de junho junto às escolas dos bairros Aguti, Pitanga e Salto, Claraíba e Trinta Réis, e contou com a participação da comunidade escolar, profissionais de educação, alunos, pais e comunidade em geral.

O tema deste ano da CONAE é “Construindo um sistema nacional articulado de educação: Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação”. Entre diversas ações, há a tematização da educação escolar, desde a educação infantil até a Pós-graduação, além da divulgação da estrutura e objetivos da Conae, e mobilização junto a professores, alunos, pais e comunidade. “Dessa forma, cada escola/instituição organiza as atividades para garantir que todos os segmentos sejam estimulados a se envolver no processo, começando pela conferência municipal, que acontece no dia três de julho próximo”, afirma a Secretária de Educação de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli.

Após a primeira e segunda etapas realizadas nas escolas e em nível municipal, a conferência segue em nível regional (11 e 12 de agosto), estadual (13 a 15 de outubro), sendo que a etapa nacional ocorre de 23 a 27 de abril do próximo ano. “Nesse período que antecede a conferência municipal, é importante que os pais conversem com seus filhos, visitem as escolas, conversem com os professores e direção sobre as necessidades, como infraestrutura, qualidade do ensino, formação de professores, para que a conferência possa surtir o efeito desejado”, destaca a Secretária de Educação.