Espaço para compartilhar a superação do câncer

Após cruzar a porta da sala de reuniões do Posto de Saúde do bairro Besenello, na segunda-feira, 19 de outubro, uma a uma buscava um local para sentar-se. Até aquele momento o que aquelas mulheres tinham comum em era um convite feito pela equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família: compartilhar a experiência da superação do câncer de mama.

Aos poucos, a timidez foi deixada de lado e por intermédio da coordenadora do Nasf, Valéria Moura e da psicóloga Raíssa Nóvoa, belas histórias vitoriosas passaram a serem apresentadas de maneira espontânea. Esta ação integra a campanha Outubro Rosa, no município de Nova Trento, além de ser uma proposta para a constituição de um grupo de apoio às mulheres que enfrentam a doença ou que já passaram por ela.

O encontro foi marcado por uma roda de conversa, onde as participantes tiveram a oportunidade de contar os desafios enfrentados durante o tratamento. Um café também fez parte do momento e promoveu a integração entre as participantes.

Na ocasião, a coordenadora do Nasf também destacou o desejo de criar um grupo voltado a mulheres como elas, para que sirvam de exemplo e superação para outras pessoas. A proposta foi lançada ali mesmo, e foi aceita de forma positiva pelas participantes. Um novo encontro para o dia 23 de novembro foi agendado, para que a partir daí, seja oficialmente criado o grupo.

Participaram do encontro: Loreni Cisto, Janete Aparecida França, Maria Nazareth Raizer, Maria Darós Veneri, Vanilde Rover Borgonha e Suzana Bianchi Dell’Antônia. A ideia surgiu da necessidade de haver ações no município que atendem as pessoas que enfrentam o câncer, como uma maneira de se solidarizar com esta causa.