Nova Trento adere a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV
A Secretaria Municipal Desenvolvimento Comunitário e Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Nova Trento aderiu novamente a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Human – HPV, que provoca o câncer de colo de útero.
A equipe de vacinação do município está elaborando um cronograma para realizar a imunização das meninas nas escolas do município, assim como ocorreu no ano passado. A novidade, é que em 2015, a faixa etária passou de 9 a 11 anos de idade.
A expectativa do Ministério da Saúde é a de vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero.
De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento