Praça Santos Dumont recebe painel histórico ‘Gracia Recevuta’ Un Miracolo Sul Monte

Após nove dias de intenso trabalho, a artista neotrentina Maria José Montibeller Dalri, a Djeka concluiu o painel ‘Gracia Recevuta’ Un Miracolo Sul Monte. A obra compõe o novo visual da Praça Santos Dumont, no Centro que integra o projeto de revitalização da área central do município, promovida pela Administração Municipal. Além disso, é uma homenagem ao neotrentino Giuseppe Domenico Polli, o José Polli, produtor e diretor do curta metragem da década de 1950, que narra a história de um homem doente que recebeu uma graça de Nossa Senhora do Bom Socorro, a um homem enfermo.

Ela selecionou oito imagens do filme em preto e branco que recontam a trama do curta metragem. “Tentei aproximar o máximo do original para não fuja nada da nossa história”, revela a artista. Djeka destaca que há oito anos tem o desejo de registrar por meio de uma obra de arte o trabalho do neotrentino José Polli, como é mais conhecido. “Eu até já tinha lhe pedido autorização para fazer este projeto, mas me mudei de cidade. Mesmo assim, algo me dizia que eu conseguiria realizar esse desejo”, comenta.

A artista explica que ao receber o convite do prefeito Gian Francesco Voltolini e do vice-prefeito Josemar Guilherme Franzoi para ilustrar o painel da Praça Santos Dumont resolveu dedicar ao neotrentino. “Parecia que a Nossa Senhor do Bom Socorro me dizia que esta obra teria um lugar especial e teve”, diz.

Ela conta que durante os dias trabalho recebeu elogios e atenção da comunidade. “Foi muito interessante ver as pessoas se encantando com a nossa própria história”, conta. Djeka considera o painel histórico um marco na carreira profissional. “Foi a melhor experimenta da minha vida. Considero a minha ascensão artística, hoje sou uma pessoa realiza. Quero agradecer esta oportunidade”, finaliza.

Sobre o filme

O curta-metragem conta a história de homem que muito doente. Na época, o farmacêutico da cidade foi chamado atendê-lo e considerou o caso sem cura. Então, a esposa que era devota de Nossa Senhora do Bom Socorro, resolveu fazer o pedido.

Acompanhada de amigos da família e de caçadores da época foram até o Morro da Cruz, onde fica o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Chegando ao local, ela pede a cura do marido a Santa. Após rezar solta um pássaro pousou que vou até a janela do quarto onde está o marido. Ao retornar para a casa a esposa já encontro o esposo curado. O filme foi gravado nos anos de 1951 e 1952 na cidade de Nova Trento e contou com a participação de moradores da cidade.