Vereadores Mirins apresentam suas propostas ao Prefeito Municipal de Nova Trento

Após a posse dos vereadores mirins, a Escola do Legislativo de Nova Trento realizou a primeira sessão, no dia 19 de maio, na Câmara de Vereadores de Nova Trento. Diversas propostas foram apresentadas pelos nove vereadores mirins, que propuseram apresentá-las ao Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. O encontro entre o prefeito e os vereadores mirins ocorreu na última quarta-feira, 2 de junho, no auditório da Prefeitura Municipal, e contou com a participação do presidente da Escola do Legislativo, Moacir Facchini, além da presidente da Câmara de Vereadores, Rosi Battisti Tamanini.

Todas as indicações foram repassadas à presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, que aprovou a ideia de apresentar as propostas ao Prefeito Municipal. Os vereadores mirins aproveitaram a oportunidade para conhecer a Prefeitura Municipal e bater um papo descontraído com o chefe do poder executivo. Orivan Jarbas Orsi explanou aos vereadores mirins as principais dificuldades enfrentadas pela administração municipal e quais as ações que estão sendo realizadas neste momento. O presidente da mesa diretora dos vereadores mirins, Hendriche Gandin Constante convidou o prefeito municipal para participar da próxima sessão do legislativo mirim, que ocorre no próximo dia 24 de junho.

Em seguida, os vereadores mirins expuseram suas propostas. Marco Antonio Cadorin solicitou a retirada da plantação de cana próximo à ponte Ângelo Cipriani, que tem atrapalhado a visão dos motoristas. O Prefeito Municipal informou que já solicitou a cooperação dos proprietários de terrenos localizados no centro e no interior, para que façam a limpeza, a manutenção e a conservação desses locais. “Caso o a solicitação for descumprida, o responsável será multado pelo departamento de fiscalização, que está constantemente averiguando a execução desses trabalhos”, assinala Orivan Jarbas Orsi. O vereador mirim, Marco também sugeriu que a bandas neotrentinas sejam incluídas na programação da Incanto Trentino, que ocorre em agosto.

A vereadora mirim, Laira Luiza Dalri indicou a compra de equipamentos e a contratação de Fisioterapeuta para o município, justificando que existem muitas pessoas que precisam desse atendimento no município. O Prefeito Municipal informou que o município já contrata duas pessoas dessa área, através de convênio com uma clínica da cidade, mas que irá analisar a proposta. Por sua vez, o vereador Hendriche Gandin Constante propôs que todas as repartições públicas tenham hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Nova Trento. Orivan Jarbas Orsi disse que analisará a indicação, devido ao alto custo de investimento.

Consciente da importância do Meio Ambiente, o vereador mirim, Darlan Piffer da Cunha indicou o balroamento do rio do Braço e a colocação de alevinos, além da plantação de árvores frutíferas. “Assim, esses peixes se alimentariam da larva do borrachudo e as árvores frutíferas serviriam de alimento para esses peixes”, explica Darlan. O vereador mirim, Anderson Venício Peixe solicitou a colocação de macadame no pátio da Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba, e a vereadora mirim Regiele Battisti Mazzola solicitou maior ajuda ao transporte dos estudantes universitários. A vereadora mirim, Natália Maria Voltolini indicou a realização de um curso preparatório para gestantes, especialmente para aquelas que são mães pela primeira vez.

Os vereadores mirins Thiago Luiz Sgrott e Daniela Sassi Pegoraro não puderam comparecer ao encontro com o prefeito, mas enviaram suas indicações pelo presidente da Escola do Legislativo. Thiago propôs a revisão trimestral dos ônibus da educação, e Daniela sugere a concretização de calçamento no centro do Distrito de Aguti. Segundo o Prefeito Municipal, todas as indicações serão analisadas, sendo verificada a possibilidade dentro do orçamento da administração municipal.