Presidente da Associação Trentini nel Mondo visita Nova Trento

O Presidente da Associação Trentini nel Mondo, Alberto Tafner chegou a Nova Trento nesta terça-feira, 16 de março. Na Prefeitura Municipal de Nova Trento, Tafner foi recepcionado pelo Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, pelos dirigentes do Circolo Trentino de Nova Trento, pelos Secretários Municipais de Cultura e Turismo e Administração e Finanças, Valquíria Dell'Antonio e Moisés Cipriani, e imprensa. Alberto Tafner não escondeu a satisfação de estar entre os descendentes trentinos e enalteceu a importância da solidariedade, das ações conjuntas e das parcerias que podem ser criadas entre os Circolos Trentinos da região.

Num primeiro momento, o presidente da Associação Trentini nel Mondo recordou a morte do diretor Rino Zandonai, em junho do ano passado, e relatou as dificuldades de estabilizar as atividades da Associação sem a presença do antigo diretor. Posteriormente, Alberto Tafner destacou que a Trentini nel Mondo tem planejado ações com o auxilio de novas tecnologias, como o Projeto Next – Novas Energias para o Trentino. “O projeto Next é uma rede de energia e criatividade que visa valorizar o patrimônio humano dos trentinos no mundo e a criar relações entre profissionais de várias categorias em um contexto global”, explica o presidente Tafner, que enalteceu a troca de experiências e a rede de intercâmbio de conhecimento possível através dos 253 Circolos Trentinos espalhados pelo mundo.

Posteriormente, o Prefeito Municipal de Nova Trento relembrou os projetos apresentados no Trentino Alto Ádige no ano passado e sugeriu criar um curso de Desenvolvimento de Turismo, para oferecer capacitação técnica aos interessados, especialmente nas áreas de gastronomia, atendimento e informações. Alberto Tafner registrou a importância de promover os cursos em parceria com as demais cidades colonizadas por trentinos, como Rodeio e Rio dos Cedros, do Alto Vale do Itajaí. “Temos que pensar coletivamente e nas próximas gerações”, disse Tafner. O Prefeito neotrentino se dispôs a elaborar os projetos em parceria com as outras cidades.

Ao final, o Prefeito Municipal de Nova Trento e o Secretário Municipal de Administração e Finanças entregaram em mãos o projeto “Campana degli Immigrati”, para construção de um campanário no alto do morro do cemitério. Neste projeto solicita-se um sino, que tocaria especialmente nos dias em que alguma pessoa da comunidade faleceu. “Isso é uma tradição que foi trazida pelos nossos antepassados e que foi tirada de uma hora para a outra. Queremos resgatar isso”, justifica o Secretário Moisés Cipriani.

Após a visita na Prefeitura Municipal de Nova Trento, o presidente da Associação Trentini nel Mondo participou de um almoço com a diretoria do Circolo Trentino de Nova Trento e, posteriormente, reuniu-se com representantes dos Circolos Trentinos de toda a região. Alberto Tafner ainda visitará Florianópolis, Porto Alegre, e os países da América Latina, Paraguai, Uruguai e a Argentina, antes de retornar ao Trentino, na Itália.