Lixo misturado não será mais recolhido a partir desta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente comunica que a partir de amanhã, sexta-feira, 09 de novembro, voltará a intensificar a fiscalização dos sacos de lixo. Por este motivo, caso o lixo estiver misturado e sem as devidas recomendações de separação correta, os servidores responsáveis pela coleta serão orientados a deixarem os sacos. Caso encontrem o lixo misturado, os sacos receberão um adesivo de identificação.

A Secretaria informa ainda que a coleta do lixo rejeito é realizada pelos servidores municipais, já o reciclável é recolhido por uma empresa terceirizada. Vale ressaltar que é importante que cada família ou empresa realiza a separação do lixo de forma consciente e contribua assim para o desenvolvimento sustentável do município. Mais informações através do telefone (48) 3267 – 3280 ou 3279.

Confira as dicas do Ministério do Meio Ambienta sobre a separação correta do lixo:

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Como separar o lixo doméstico?

– Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

– Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

– Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

– Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

O que não vai para o lixo reciclável?

– Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Mais informações, clique aqui.

*Com informações do Ministério do Meio Ambiente