Projeto de geometria envolve alunos da Escola Professor Francisco João Valle

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, do bairro Trinta Réis, dos 6º anos, desenvolveram junto com a professora de matemática, Jucilânia Tamanini, um projeto com foco na geometria. A partir dos conhecimentos obtidos em sala de aula, os estudantes produziram obras de arte com figuras geométricas planas. O que era para ser uma aula sobre geometria, tornou-se uma divertida e colorida experiência.

A professora destaca que o objetivo principal do projeto foi praticar o que os alunos aprenderam na teoria. “Além disso, eles tiveram a oportunidade identificar a simbologia matemática na comunicação das ideias e consolidar as noções adquiridas”, explica Jucilânia.

Ela enfatiza que a atividade mostrou aos estudantes a presença da matemática nas situações do dia, com conceitos de espaço de uma forma lúdica. “O projeto despertou nos alunos a consciência do ato de responsabilidade nas decisões durante as atividades de lazer e também para a vida de cada um”, acrescenta Jucilânia.

O projeto também teve como foco, o trabalho em equipe, a colaboração, a criatividade, a capacidade crítica, a socialização, a superação de conflitos, a solidariedade e os cuidados com o meio ambiente, realizados a partir da separação dos materiais utilizados.

Fotos: Jucilânia Tamanini/Divulgação