Comitiva neotrentina visita estações de tratamento de esgoto em cidades do Oeste

Com intuito de conhecer as estações de tratamento de dejetos humanos das cidades de Palma Sola e Descanso, no Oeste catarinense, uma comitiva neotrentina formada pelo prefeito Gian Francesco Voltolini, o secretário municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Maxiliano de Oliveira, o assessor jurídico Fabiano Alex Berghahn, o diretor do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento –, Ivã Alessandro Franzoi, e o biólogo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marinho Tomasi, visitou os municípios na sexta-feira, 1º de dezembro.

As visitas tiveram como foco, a oportunidade dos representantes do Executivo conhecerem in loco duas estações de tratamento de dejetos humanos por eletrólise + compostagem termofílica aeróbica apresentada pela empresa EcoPower Engenharia e Administração e Obras em duas reuniões, uma na Câmara Municipal de Vereadores no dia 25 de outubro e outra na sede da Prefeitura.

A primeira visita ocorreu na cidade Palma Sola pela manhã, onde o grupo foi recebido pelo Prefeito Cleomar José Mantelli, pelo secretário municipal de Meio Ambiente Agenor Munaro e, pelos engenheiros eletricistas, Landell Michielin e Everaldo Parizotto, representantes da empresa EcoPower de Chapecó. Na oportunidade, a comitiva obteve informações sobre o sistema de esgotamento sanitário executado pela cidade e depois seguiram para verificar o funcionamento de todo o processo.

Já no período da tarde foi a vez de visitarem a cidade Descanso, onde a comitiva conheceu a estação de tratamento de dejetos humanos que está em construção, localizada na comunidade de linha Campinas. Na ocasião o grupo foi acompanhado pelo prefeito Sadi Bonamigo, o secretário de Administração, Paulo Lauxen, o assessor Jurídico, Rogério Lemes, e o responsável pela empresa que está construindo a unidade, Edson Dorneles.

 

Sobre os modelos adotados pelos municípios

De acordo com o diretor do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento –, Ivã Alessandro Franzoi, os modelos de tratamento adotados pelos municípios visitados consistem no recolhimento do esgoto na residência, que em seguida é levado até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde é depositado em uma caixa por 24 horas para decantação.


Na etapa do tratamento, os efluentes passam pelo processo de eletro flotação. Neste momento os sólidos em suspensão são separados, o lodo flotado vai para a compostagem, e depois de um período, se tornará um composto estabilizado, podendo ser utilizado em diversos serviços na agricultura. Já a água é filtrada e poderá retornar ao ribeirão ou rio. “Acreditamos que se adaptarmos para a realidade de Nova Trento este sistema poderá ser utilizado. Agora é preciso estudar a melhor forma de implantação do sistema para termos eficácia, economicidade e praticidade”, informa Ivã.

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Samae/Divulgação