Campanha de vacinação contra a paralisia infantil iniciou nesta terça-feira em Nova Trento

Com apenas duas gotinhas, crianças de zero a cinco anos ficam imunizadas da poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, causada pela infecção viral do polivírus. A paralisia infantil pode ocorrer de forma moderada ou severa. Nos casos mais graves, pode levar à morte. Por isso, a administração municipal de Nova Trento, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou campanha de vacinação nesta terça-feira, 16 de junho. Todas as localidades do município serão atendidas pelos agentes de saúde.

“A vacina é obrigatória em todas as crianças de zero a cinco anos. Todos deverão receber a vacina”, informa o secretário municipal de saúde, Godofredo Luiz Tonini. Para atender todas as localidades, a secretaria municipal organizou uma escala de atendimento. Na terça-feira, 16 de junho, as agentes de saúde prestaram atendimento aos bairros Reginaldo, Rio Branco, Capivara, Alto Capivara, Conquista e Aguti no período matutino. À tarde foram atendidos os bairros Poço Bonito, Cancelas, Trombudo, Rio Veado e Valsugana.

No dia 17 de junho, Serraval, Alto Pitanga, Saudade Grande, Pitanga, Alto Lageado e Lageado receberão atendimento no período da manhã. À tarde, Bom Retiro, Rio Bonito, São Valentim, Baixo Salto, Alto Salto e São Caetano. Na quinta-feira, 18 de junho, é a vez dos bairros Alto Frederico, Frederico, Vígolo, Espraiado, Morro da Onça, Lombardia, Posto de Claraíba, Espraiado da Claraíba e Indaiá, no período matutino. À tarde, Velha, Ponta Fina Sul, Ponta Fina Norte e Mato Queimado.

O dia nacional de vacinação ocorre no sábado, 20 de junho, nas unidades de saúde do Centro, Trinta Réis e Claraíba, no horário das 8h às 17h. Mais de 400 mil crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 700 mil doses de vacinas para todos os municípios catarinenses. Para os pais, a orientação é que levem a caderneta de vacinação de seus filhos, para atualização ou esclarecimento de dúvidas em relação ao calendário básico de vacinas. A segunda etapa da vacinação será realizada no dia 22 de agosto.