Sábado é ‘Dia D’ de Combate a Hepatite B

Em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, a Prefeitura Municipal de Nova Trento por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário promove no dia 25 de julho, o ‘Dia D’ contra a Hepatite B. Em Nova Trento, o atendimento será oferecido apenas na Unidade Básica de Saúde do bairro Besenello. O atendimento ocorre no horário das 8h às 17h, sem fechar para almoço.

A vacina é destinada para a população com até 49 anos de idade e também para populações vulneráveis em todas as faixas etárias. O objetivo é incentivar a prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, orientações, divulgação dos testes e distribuição de preservativos. A hepatite é uma doença grave e silenciosa, milhões de pessoas podem ter e não saber.

De acordo com a enfermeira Vanderlita Trainotti, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Nova Trento, apesar das campanhas de conscientização e a vacinação, o número de pessoas contaminadas ainda é crescente. “Muitas pessoas não levam a sério este assunto”, ressalta.

Segundo Vanderlita, os principais riscos de contaminação estão nos procedimentos de tatuagem, manicure e sexo sem preservativos. “As pessoas precisam se preocupar com a sua saúde. Ao fazer as unhas, use os próprios equipamentos. No caso das tatuagens exija agulhas descartáveis e use sempre camisinha”, orienta.

Ela explica também que objetos como pinças de sobrancelhas e giletes também podem ser fonte de transmissão. “Esses itens podem cortar a pele e serem infectados a partir do sangue que ali ficou”, enfatiza. A enfermeira acrescenta que a esterilização destes itens envolve uma série de recomendações, e no caso das hepatites, o uso de álcool não é suficiente.

Sobre as Hepatites Virais

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

A hepatite C também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.

Texto e foto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento