Defesa Civil registra mais 100 atendimentos em 2014

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Trento realizou 103 atendimentos no período de janeiro a dezembro de 2014. Entre os atendimentos, destaque para 35 vistorias técnicas, destas 17 foram a pedido de moradores para avaliação de riscos em imóveis, 21 notificações de áreas de risco, 01 interdição de imóvel, 06 termos de notificações de áreas inundáveis e 07 termos de notificações para pessoas residentes em áreas de risco de escorregamentos.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva, os demais atendimentos foram destinados a relatórios de vistorias para cortes ou podas de árvores que colocavam em risco propriedades e pessoas nas áreas urbanas municipais. “A maioria destes casos é provocada pelo plantio de árvores exóticas em terrenos urbanos, como por exemplo, eucaliptos e pinos. Além disso, também houve atendimentos a pessoas atingidas por temporais e vendavais”, destaca Eduardo.

No decorrer de 2014, a Defesa Civil municipal atuou também na identificação e monitoramento de áreas de risco, juntamente com o Serviço Geológico do Brasil que constatou 31 pontos considerados de alto risco, todos situados em áreas urbanas. “Nestes locais são mais de 1, 4 mil pessoas que residem em áreas sujeitas a inundações e escorregamentos de encostas. A maioria reside em casas de baixo padrão construtivo e algumas construídas em áreas improprias para edificações, próximas a ribeirões, do Rio do Braço e encostas”, explica o coordenador.

Também foram realizadas várias obras no município com o apoio da Secretária Nacional de Defesa Civil. Entre elas estão a recuperação de encostas do Morro da Cruz, destruídas na enchente de novembro de 2008 e a reconstrução de quatro pontes também destruídas na mesma época.

As pontes ficam nas localidades de Corrida, Baixo Salto, Vasca e no bairro Trintá Réis. A Coordenadoria Municipal conseguiu também em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil um Kit de Transposição de Obstáculos para a localidade de Majorzinho em São Valentin para substituição de uma ponte destruída há muitos anos por enchentes.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informa que esta a disposição da população para esclarecimentos e duvidas sobre as áreas de alto riscos em nosso município. O telefones para contato da Defesa Civil de Nova Trento é o 48-3267-3209 ou pelo e-mail: defesacivil@novatrento.sc.gov.br