Secretaria de Saúde promove ‘1º Campanha de Descarte Racional de Medicamentos’

A Prefeitura Municipal de Nova Trento por meio da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Saúde lança 1º Campanha de Descarte Racional de Medicamentos- 'Proteger o meio ambiente também é cuidar da Saúde'. A farmacêutica do município, Jéssica Dias Gonçalves está a frente das ações. “A campanha tem o objetivo conscientizar a população sobre este tema e principalmente para que os medicamentos que não são mais usados recebam um destino certo”, explica Jéssica.

De acordo com a profissional entre as causas para sobra de medicamentos nas residências está a distribuição de amostras grátis pelos laboratórios e o gerenciamento inadequado de medicamentos por parte de farmácias e demais estabelecimentos de saúde.

A dispensação de medicamentos em quantidades superiores ao tratamento pode ocorrer pela falta de conferência da prescrição ou prescrição incompleta ou incorreta, juntamente com a impossibilidade de fracionamento desses produtos. “A preocupação que devemos ter é sobre as consequências desses fármacos para o meio ambiente, pois ainda não são muito conhecidas. Entretanto, a sua presença na água, podem causar efeitos adversos para a saúde humana, de animal e de organismos aquáticos”, destaca a farmacêutica.

Os grupos de remédios que merecem atenção especial são os antineoplásicos e imunossupressores utilizados em quimioterapia, os quais são conhecidos como potentes agentes mutagênicos. Além deles estão também, os antibióticos porque podem desenvolver bactérias resistentes, e os estrogênios pelo seu potencial de afetar adversamente o sistema reprodutivo de organismos aquáticos como, por exemplo, a feminização de peixes machos presentes em rios contaminados com descarte de estações de tratamento de esgoto. “É fundamental que a população tenha consciência da correta destinação final de medicamentos e dos problemas que podem ser ocasionados, caso esta seja efetuada de forma incorreta” finaliza Jéssica.

Informações: Jéssica Dias Gonçalves

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento