NASF dá continuidade aos projetos

No mês de setembro, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento realizará o Projeto “Agita Nova Trento”, coordenado pela Fisioterapeuta, Cristiane Trindade Siegle. O projeto consiste em promover na comunidade, reflexões sobre os benefícios das atividades físicas e hábitos saudáveis. Os encontros irão ocorrer em datas pré-agendadas.

O grupo NASF é formado pela Psicóloga, Ariany Maçaneiro da Silveira, Fisioterapeuta, Cristiane Trindade Siegle, Farmacêutica Jéssica Dias Gonçalves e pela Fonoaudióloga Valéria Ramos de Oliveira de Moura. O trabalho destas profissionais possibilita a ampliação dos serviços de Atenção Básica e tem o intuito de apoiar ações planejadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Além do “Agita Nova Trento”, o NASF está realizando outros projetos, destinados a população de neotrentina. São eles o "Gestação", "Repensando a Atenção Básica”, além das reuniões mensais junto com as Agentes Comunitárias de Saúde do município.

Conheça os Projetos

Projeto "Gestação", oferece apoia às gestantes do município, um espaço de aprendizagem e troca de experiências. Atualmente, são dois grupos, um no Centro e outro no Trinta Réis. Os encontros ocorrem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 15h.

O 2º encontro da Unidade Básica de Saúde do Centro será no dia 05/09/13 (quinta-feira), às 15:00h, na Sala de Reuniões do Hospital Imaculada Conceição.
O 3º encontro da Unidade Básica de Saúde do Trinta Réis será no dia 12/09/13 (quinta-feira), às 15:00h, na UBS do Trinta Réis.

Projeto "Repensando a Atenção Básica": Trata-se de um projeto de reuniões junto aos subgrupos de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (neste primeiro momento da UBS do Centro), nas quais são discutidas questões referentes à Atenção Básica, a fim de aprimorar a atenção oferecida aos usuários dos serviços. Dentro deste mesmo projeto, também são realizadas reuniões junto aos subgrupos de Agentes Comunitárias de Saúde de cada área de abrangência, também com o objetivo de discutir a atuação e construir conhecimento.

Projeto "Pensando Saúde": Os profissionais do NASF visitam os grupos de Hipertensos e Diabéticos (ou convidam outros profissionais para fazê-lo) e levam algum tema para ser discutido junto aos grupos, tema este sempre de acordo com a demanda coletiva. Palestras agendadas:

– Grupo Hipertensos e Diabéticos do MATO QUEIMADO – 03/09/13 (terça-feira) – matutino – Tema: Cuidados referentes à audição – Fonoaudióloga do NASF, Valéria Ramos de Oliveira de Moura;

– Grupo Hipertensos e Diabéticos do CENTRO – 09/09/13 (segunda-feira) – matutino – Tema: Cuidados referentes à audição – Fonoaudióloga do NASF, Valéria Ramos de Oliveira de Moura;

– Grupo Hipertensos e Diabéticos do INDAIÁ – 11/09/13 (quarta-feira) – matutino

– Tema: AVC – Fisioterapeuta do NASF, Cristiane Trindade Siegle;

– Grupo Hipertensos e Diabéticos do ESPRAIADO I – 18/09/13 (quarta-feira) – matutino – Tema: Saúde Mental – Psicóloga do NASF, Ariany Maçaneiro da Silveira.