Projeto da CMJEL incentiva o futsal feminino de Nova Trento

Há algum tempo que Nova Trento é destaque no futsal feminino. Gerações já passaram pelas categorias de base do município e ganharam prospecção estadual. O projeto direcionado a “elas” pela Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL), é coordenado pelo professor de Educação Física, Heron do Nascimento Linhares. São meninas com idade entre 10 e 15 anos, que todas as quartas-feiras se reúnem para os treinamentos, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini.

Atualmente, 40 meninas participam do projeto, vindas especialmente dos bairros Trinta Réis e Claraíba. Neste número também estão congregadas moças da categoria adulto, acima de 15 anos, que já participaram de diversas competições. A próxima será em Itajaí, na etapa microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina, no período de 15 a 21 de julho.

Todos os custos com transporte, uniforme e professor são arcadas pela Prefeitura Municipal de Nova Trento. “Porém, o grupo necessita de patrocínios e parcerias para auxiliar ainda mais na participação das competições em Santa Catarina ou até mesmo fora do Estado”, pontua o treinador, Heron do Nascimento Linhares. “Precisamos também do incentivo das famílias e dos próprios pais, para impulsionar seus filhos a praticar atividade física”, completa.

Ano de conquistas

Somente em 2013, o futsal feminino de Nova Trento obteve diversas conquistas: participou dos Jogos Escolares de Santa Catarina, categoria de 12 a 14 anos, alcançando o 3º lugar na etapa microrregional; foi campeã do torneio SESC Verão, em Brusque, com a categoria Sub-13; 3º lugar, nesta mesma competição em Brusque, com a categoria Sub-15; e vice-campeão do 4º Torneio Aberto de Balneário Camboriú. Além disso, este trabalho já rendeu bons frutos, com quatro meninas integrando a equipe Sub-13 de “O Barateiro”, de Brusque (considerado um dos melhores times e com referência nacional), no Campeonato Estadual da categoria.

Os interessados em colaborar com as equipes de futsal feminino podem manter contato com o professor, Heron do Nascimento Linhares pelo telefone (48) 9927-7699 ou pelo e-mail: heronesporte@gmail.com

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Divulgação/Heron do Nascimento Linhares