Apicultores definem detalhes para o Seminário Regional da Apicultura

Na dia 17 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, juntamente com a Epagri local, a Gerência Regional da Grande Florianópolis, a Associação de Apicultores de Botuverá (APIBO) e demais entidades ligadas ao setor realizaram uma reunião para definir detalhes do Seminário Regional da Apicultura, que acontecerá em Nova Trento, no dia 17 de março. O objetivo deste encontro em nível regional é poder conscientizar os produtores sobre a mortalidade de abelhas, além de aumentar a produtividade das colmeias e melhorar a organização dos produtores. O Seminário será realizado durante todo o dia 17 de março, no salão de eventos anexo ao Restaurante do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. As inscrições para este evento podem ser feitas até o dia 9 de março, no escritório da Epagri de cada município da região.

Além de definir detalhes do Seminário Regional da Apicultura, a Epagri Regional repassou informações significativas sobre envasamento do produto e comercialização, a fim de proporcionar uma melhor organização aos apicultores. Nesta reunião em Nova Trento, no auditório da Prefeitura Municipal, participaram importantes lideranças deste segmento: o Coordenador do Seminário Regional, Ivanir Cella, o Agente de Desenvolvimento Regional – Epagri de Brusque, Amaro Hilleshein, o presidente da APIBO, Antenor Bonomini, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Roberto Voltolini, Epagri de Botuverá, Edegar Becker, Epagri de Major Gercino, Reni Narciso Simão, Epagri de Nova Trento, João Luiz Simão Filho e Acioni Luiz Vicente, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, Moisés Till, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino, Marlene Fuch, juntamente com apicultores de Nova Trento e região.

Seminário Regional da Apicultura

Inscrições: até o dia 9 de março, no escritório da Epagri de cada município da região e/ou no Escritório da Epagri de Nova Trento

Informações: (48) 3267-0013 ou 3267-3280 / e-mail: emnovatrento@epagri.sc.gov.br e agricultura@novatrento.sc.gov.br

Programação do evento

8h – Inscrições e café

9h – Abertura

9h30min – Palestra: Situação da Apicultura Regional. Palestrante: Ivanir Cella (Epagri São José)

9h50min – Mortalidade de abelhas em apiários. Depoimentos do representante da Associação da Encosta da Serra e representante da Associação de Apicultores de Botuverá (APIBO).

10h10min – Palestra: Identificação dos sintomas e medidas de controle da Nosemose, Acariose e Vírus, recomendadas para nossa região. Palestrantes: Dr. Aroni Satler (UFRS/Porto Alegre); Dr. Geraldo Moretto (FURB/Blumenau).

11h30min – Esclarecimento de dúvidas

12h – Almoço no próprio local do evento

13h30min – Palestra: Organização do produto. Enfoque na produção, aquisição de insumos, comercialização e enquadramento no Programa SC Rural. Palestrante: Secretaria do SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

14h30min – Esclarecimento de dúvidas

14h30min – Palestra sobre manejo para diminuir a mortalidade de abelhas e aumentar a produtividade. Palestrante: Biólogo James Arruda Salomé – Consultor Agronegócios do Sebrae/SC

15h15min – Esclarecimento de dúvidas

15h30min – Encaminhamentos

15h45min – Encerramento com visita ao Santuário Santa Paulina

Promoção: Epagri – Gerência Regional de Florianópolis, Escritório Municipal de Nova Trento, Associação de Apicultores de Botuverá (APIBO), Associação de Apicultores de Águas Mornas, Associação de Apicultores da Encosta da Serra, Cooperativa Apícola Encosta da Serra, Associação dos Apicultores do Município de Angelina (AAMA), Associação de Apicultores de São Bonifácio

Apoio: Sebrae/SC, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura Municipal de Nova Trento, Parque Ecológico Cidade das Abelhas, Gerência Regional de Florianópolis e Escritórios Municipais da Epagri.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento