Santur iniciará pesquisa nesta quarta-feira em Nova Trento

A partir desta quarta-feira (19), até a próxima terça-feira (25) a Santa Catarina Turismo S/A (Santur), em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizarão uma ampla pesquisa turística no município. O objetivo é obter um perfil detalhado do turista que visita Nova Trento e, especialmente, o Santuário Santa Paulina. A mostra conta com a participação de oito estudantes de Turismo e Hospitalidade da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que receberam capacitação da Santur nesta terça-feira, 18 de outubro.

O Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, Paulo Teixeira da Rosa, acompanhado pela gerente de planejamento, Maria Tereza Büchele e pelo técnico em planejamento, Aloísio Luiz dos Reis orientaram os estudantes sobre a utilização do computador de mão, identificação com crachá e coletes especiais, além da abordagem aos turistas. “É importante que vocês não influenciem nas respostas. Esta é a hora do turista expor os pontos positivos e negativos. Assim, saberemos as reais necessidades do município”, explicou o técnico em planejamento, Aloísio Luiz dos Reis.

Em uma reunião prévia, no início do mês de outubro, a Santur já havia verificado os principais itens que deveriam compor a pesquisa em Nova Trento. Entre os principais pontos está: hospedagem, alimentação, acesso, sinalização, atrativos religiosos da região, divulgação, tempo de permanência no município, gastos contabilizados ao longo da permanência, entre outros. Segundo a gerente de planejamento, Maria Tereza Büchele a mostra será feita com base na pesquisa prévia realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento, que contabilizou o fluxo de veículos no período de uma semana. “Já entendemos que o fluxo maior de pessoas é aos sábados e domingos. Além disso, vamos concentrar a pesquisa nos horários próximos às missas, como meia hora antes da missa das 10 horas, que atrai grande público”, assinalou Maria Tereza.

Os pesquisadores terão três áreas de atuação no Santuário Santa Paulina: pátio em frente ao Santuário, pátio em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes e área próxima ao posto de atendimento médico. Serão oito estudantes, coordenados pela funcionária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Marieli Machiavelli, além do apoio do Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini. A semana da pesquisa (19 a 25 de outubro) foi estrategicamente escolhida pela Santur, por não coincidir com nenhuma festa ou programação especial realizada pelo Santuário Santa Paulina. “Assim, podemos ter uma ideia do movimento em dias normais”, destacou o técnico em planejamento da Santur, Aloísio Luiz dos Reis.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento