Prefeitura Municipal de Nova Trento fará inaugurações de diversas obras no Distrito de Agutí no próximo sábado

No próximo sábado, 23 de outubro, a administração municipal (Gestão 2009/2012) fará a entrega oficial de diversas obras concretizadas no Distrito de Agutí. Serão inauguradas as reformas e as construções das novas pontes da localidade, além da ampliação e forma da Escola de Ensino Fundamental de Agutí, no qual foram investidos mais de R$ 330 mil. A Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento já confirmou a apresentação da Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT). Também está prevista a presença do Governador do Estado, Leonel Pavan, convidado especialmente pela administração municipal de Nova Trento.

Anteriormente, as inaugurações do Distrito de Agutí estavam agendadas para o dia 25 de setembro, mas, em função das constantes chuvas daquele período, a Prefeitura Municipal de Nova Trento precisou cancelar o evento. Neste sábado, a partir das 15h30min, a administração municipal fará a inauguração da Escola de Ensino Fundamental de Aguti, no qual foram investidos R$ 335.261,54, provenientes do Salário Educação. O local foi ampliado e totalmente reformado, oferecendo melhor estrutura de ensino para os mais de 130 estudantes do Distrito. Foram concretizadas, num primeiro momento, quatro novas salas de aula, novos banheiros masculinos e femininos. Na segunda etapa foram efetuadas modificações em todo o prédio antigo, com a construção de cozinha e área de serviço, estruturação de salas para implantação da biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, direção e secretaria, banheiro e sala para armazenar material de Educação Física.

“Graças a esta reforma, foi possível transferir a turma da pré-escola, que estudava em uma sala no salão da capela da comunidade, para a nova Escola”, registra a Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli. Além da estruturação das salas do antigo prédio, foi necessário reformar a estrutura de sustentação e o telhado. A próxima etapa será a construção de uma nova quadra coberta para a comunidade, que será viabilizada por meio de captação de recursos referentes a parte do Imposto de Renda devido das empresas Souza Cruz e Banco Bradesco.

Além da inauguração da Escola, a comunidade acompanhará, no mesmo local, a reinauguração da ponte da localidade de Corrida, que foi recuperada após a enchente de novembro de 2008, a inauguração da ponte da localidade de Poço Bonito, reconstruída após a catástrofe, e a reinauguração da ponte que liga o Distrito de Aguti às outras localidades do interior, como Poço Bonito, Ribeirão Veado e Trombudo. Esta recebeu uma nova estrutura nas cabeceiras, que foram danificadas pelas chuvas. Para estas duas últimas obras, houve uma parceria com o Ministério da Integração Nacional, através do Governo do Estado de Santa Catarina, no valor total de R$ 247.830,49.

Inaugurações no dia 23 de outubro, sábado:

– A partir das 15h30min: Inauguração da reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental de Agutí. Confirmada a apresentação da Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT) e prevista a presença do Governador do Estado, Leonel Pavan. No mesmo local será reinaugurada a ponte da localidade de Corrida, inaugurada a ponte de Poço Bonito e reinaugurada a ponte que liga o Distrito de Aguti às outras localidades do interior.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento