Em favor da água e do planeta neotrentinos farão mutirão de limpeza em córregos e rios da cidade
Para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, voluntários de todo o município de Nova Trento percorrerão os principais córregos e rios da cidade para retirar a maior quantidade possível de lixo e entulhos das margens e das águas. A ação ocorre neste sábado, 20 de março, a partir das 7 horas. O trabalho é coordenado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento (Apremant) e conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes. Durante toda esta semana, técnicos realizaram trabalho de sensibilização nas escolas municipais (Baixo Salto, Aguti, Pitanga, Trinta Réis e Claraíba) e estadual (Centro).
Nas palestras de sensibilização nas escolas, a Secretária da Apremant, Neide Boso Cadorin e os engenheiros agrônomos da Epagri, Victor Alisson Gomes e João Luiz Simão Filho enalteceram a importância da água para o planeta Terra e mobilizaram não só os alunos, mas os pais, para participarem deste momento em defesa do meio ambiente. A exemplo do ano passado, voluntários de todo o município devem se unir para o mutirão de limpeza, que também contará com a ajuda da Polícia Ambiental. Os casos mais graves de poluição serão documentados e os responsáveis serão chamados à responsabilidade.
Interessados em participar do mutirão de limpeza dos rios e córregos devem procurar a direção das escolas do município ou comparecer, em frente à Igreja Matriz São Virgílio, a partir das 7 horas de sábado (20). É neste local que a Apremant organizará as ações. Crianças menores não podem participar, por motivos de segurança. No bairro Trinta Réis, os voluntários estarão concentrados em frente à JG Motos.
Mutirão também foi realizado em 2009
No ano passado, mais de 100 voluntários participaram da mobilização, que contou com o apoio de embarcações da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros, além da presença de biólogos. Cerca de dois caminhões de lixo foram retirados dos rios e córregos, em 15 localidades do município, sendo expostos ao público. Foram encontrados pneus, sofás, cadeiras e diversos tipos de objetos. Além disso, os voluntários se depararam com irregularidades, como o escoamento de esgoto direto para os córregos.