Espaço do Empreendedor de São José e Casa do Empreendedor de Florianópolis recebem comitiva de Nova Trento e São João Batista

Visita teve como objetivo conhecer o dia-a-dia do local

Uma comitiva composta por servidores da Sala do Empreendedor dos municípios de Nova Trento e São João Batista visitou o Espaço do Empreendedor de São José e a Casa do Empreendedor em Florianópolis na última semana.

O encontro teve por objetivo conhecer a estrutura e dinâmica de trabalho aplicadas naqueles municípios, troca de experiências, conhecer boas práticas e estreitar laços, fortalecendo dessa forma a rede de conexões entre os servidores responsáveis pelo atendimento de empreendedores e microempreendedores.

Acompanhados pelas consultoras do Sebrae, Ester de Jesus e Graziele Adriano, que atuam na região da Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis) e do Vale do Rio Tijucas, a comitiva contou com a presença da representante do órgão em Nova Trento, Leticia Casagrande, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São João Batista,  Angelo Zunino, e servidoras do Espaço do Empreendedor de São João Batista.

Em São José, a diretora do Espaço do Empreendedor, Raquel Mello, atendeu o grupo e mostrou a rotina de trabalho. Criado em 2021, o setor já realizou mais de 4 mil atendimentos entre formalização, alteração cadastral, emissão de guia DAS, declaração anual de faturamentos MEI, parcelamentos, cadastro no emissor nacional de nota fiscal, emissão de certidões e orientações. Em São José, das 44.124 empresas ativas, 25.177 são MEIs.

Na Casa do Empreendedor, o diretor de Micros e Pequenas Empresas da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Luiz Carlos Padilha, recebeu o grupo e narrou como nasceu a ideia de usar aquele espaço para ser a Casa do Empreendedor, as ações que são realizadas, os serviços disponibilizados e as parcerias que são feitas com as entidades do município.

“A visita foi muito importante para conhecer a estrutura e os serviços ofertados por municípios com um porte bem maior que o nosso, mas que muitas vezes vivem no dia a dia as mesmas dores”, destacou Leticia.