Instituto de Fiscalização e Controle apresenta resultados da auditoria realizada na Prefeitura de Nova Trento

“A Prefeitura Municipal de Nova Trento é muito bem estruturada e organizada, com profissionais que tem condições de levar adiante os seus trabalhos”. Foi com esta declaração que o presidente do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Henrique Ziller iniciou a apresentação dos resultados da auditoria realizada na administração neotrentina. Servidores da administração municipal, em especial, contadores e responsáveis pelo setor administrativo, além do Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi e vice-prefeito, Pedro Piva Neto, acompanharam a explanação dos dois integrantes do IFC, na tarde de quinta-feira, 14 de janeiro.

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e a ONG possibilitou que representantes do IFC comparecessem na prefeitura, a fim de averiguar as contas públicas do mês de dezembro de 2008 e dezembro de 2009. O presidente do IFC, Henrique Ziller e o colaborador do mesmo Instituto, Sivilan Quadros Tonhá informaram que não foi possível fazer uma comparação entre os dois anos citados. “Mas, percebemos que, em 2009, houve uma redução significativa nas despesas com combustível e telefone. Mais de 50% de diferença”, destacam.

Ziller e Tonhá também assinalaram alguns pontos que precisam ser melhorados nos setores de licitação e empenhos da administração municipal. Como representantes da ONG e funcionários do Tribunal de Contas da União (TCU), eles sugeriram algumas ferramentas criadas pelo IFC que podem ajudar os setores. As mesmas ferramentas foram aplicadas na Prefeitura de Brusque, em 2009. “Desta forma vamos melhorando, modificando e modernizando os procedimentos, para otimizar a gestão pública e diminuir os custos, com o objetivo de melhorarmos outras áreas da administração. Podemos nos tornar exemplos aqui na região em gestão pública”, assinala o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi.

Vale destacar que a atuação do IFC em prefeituras é algo raro, pelo menos por enquanto. “Geralmente nós e a população solicitam a verificação de contas públicas. Foi fato raro ver as prefeituras de Brusque e Nova Trento nos convidar para realizar esta auditoria. Isso mostra que os gestores querem fazer uma administração correta, transparente”, afirmam Henrique Ziller e Sivilan Quadros Tonhá. A atuação do IFC não termina agora. Esta prosseguirá sob a coordenação de Tonhá, que atenderá Nova Trento sempre que necessário, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, durante todo o mandato da administração 2009-2012.