Defesa Civil Estadual vistoria áreas de risco em Nova Trento
Por meio de uma solicitação da Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento, a Defesa Civil Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), enviou equipe de geógrafos para Nova Trento, a fim de verificar as principais áreas de risco que o município neotrentino possui. A ação ocorreu na última terça-feira, 8 de dezembro, sob orientação do professor João Carlos Rocha Gre.
“A vistoria para avaliar a possibilidade de deslizamentos ocorreu em diversas localidades, dentre elas Mato Queimado, Trinta Réis, Besenello, Velha, Ponta Fina Norte e Centro”, destaca a coordenadora da Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore. Nestas áreas, os geógrafos constataram que há movimento de margem de rio, e que são necessárias ações para contenção. “Porém, a situação não é preocupante”, completa Ivana.
Na companhia do biólogo neotrentino Marinho Tomasi, a equipe de geógrafos e a coordenadoria municipal também visitaram o terreno da parte posterior do Salão Paroquial que, em novembro 2008, sofreu com os desmoronamentos. A partir deste levantamento, os geógrafos que integram o Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina emitirão parecer técnico com recomendações ao município. “A visita foi de fundamental importância, já que pessoas especializadas analisaram quais as medidas necessárias que deverão ser tomadas em conjunto com a Prefeitura Municipal, podendo auxiliar o município a evitar futuras catástrofes, além de ajudar na tomada de decisões”, finaliza a coordenadora da Defesa Civil de Nova Trento.