Mais de quatro mil pessoas compareceram no sábado e no domingo da festa Incanto Trentino

Apesar do frio, ninguém ficou parado no sábado da XVIII Incanto Trentino. Após um dia especial aos grupos da Melhor Idade, turistas e neotrentinos acompanharam os shows realizados no pavilhão principal da festa. O primeiro grupo a se apresentar na noite de sábado, 7 de agosto, foi o Gruppo Fratelli del Circolo, de Blumenau, coordenado pelo regente Valmir Luiz Maestri. Posteriormente, show musical com “Venham Dançar com a Sabbatini”, com a presença de todos os músicos da centenária Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento. Outra atração neotrentina foi a Banda Estágio Decisivo, que trouxe um pouco do Rock, músicas dos anos 1960, Pop e um Blues, com a letra do Hino de Nova Trento. Para encerrar a noite de sábado, show com a dupla oficial da Wood's Bar de Balneário Camboriú, Lucas & Renan, uma promoção em parceria com a Rádio 102,3 FM.

Domingo de muitas atrações na festa

No domingo, 8 de agosto, último dia da XVIII Incanto Trentino, a programação iniciou com uma Missa de Ação de Graças, às 9 horas, em comemoração aos 118 de emancipação político-administrativa de Nova Trento. A missa contou com a participação do Gruppo Musicale Amici, do Paraná. O mesmo grupo animou os participantes do almoço especial ao Dia dos Pais, em que foram sorteados diversos prêmios.

A programação continuou com o Desfile Artístico Cultural na rua Santo Inácio, centro de Nova Trento, que contou com a participação de diversas entidades do município, sob a coordenação da extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani. Entre os temas principais do desfile estavam a enogratronomia, a religiosidade, a cultura, a música, o trabalho através da indústria, as tradições dos antepassados e uma homenagem especial ao município pelos 118 anos de história política. Para encerrar o desfile, show pirotécnico e apresentação da centenária Banda Musical Padre Sabbatini, com a execução do Hino de Nova Trento.

Após almoço especial ao Dia dos Pais, neotrentinos e visitantes conferiram o início do Torneio Municipal de Mora, um jogo tipicamente italiano e bastante difundido no município de Nova Trento. No pavilhão da festa, os papais receberam homenagem da Banda Mirim da Banda Musical Padre Sabbatini, que apresentou músicas populares e clássicas a todos os presentes. A programação de domingo continuou com as apresentações do Gruppo I Cavalieri Cantanti, de Joinville, dupla Adriano e Marcionei, cantor Valmir Bertotti, dupla oficial da Wood's Bar, John & Luan, promoção esta em parceria com a Rádio 102,3 FM. Para encerrar a programação, show com Deco Dalponte e Banda, de Blumenau.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento