Prefeito retira da Câmara de Vereadores projeto que extingue a distribuição gratuita de sacolas plásticas

Diversas iniciativas em prol do meio ambiente compõem o Projeto “Plantando um Futuro Limpo”, coordenado pela Epagri em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento. Uma das iniciativas propostas é quanto a extinção do uso de sacolas plásticas gratuitas pelo comércio local. A administração municipal e a Epagri lançaram oficialmente a sacola retornável, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Um Projeto de Lei que extingue a distribuição gratuita da sacola plástica foi encaminhado à Câmara de Vereadores, mas o Prefeito Municipal Orivan Jarbas Orsi optou por retirar o projeto de votação nesta semana.

“Nosso objetivo é incentivar o uso de sacolas retornáveis, mas infelizmente o projeto foi mal interpretado. A discussão partiu de cunho particular e partidário, desfocando o objetivo final do projeto. Assim, retiramos o projeto para estudá-lo melhor”, explica o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. “O projeto para extinguir a distribuição gratuita de sacolas plásticas é apenas uma das ações do Projeto Plantando um Futuro Limpo, que pode trazer muitos benefícios ao nosso meio ambiente. Tudo o que ocorre a nossa volta tem relação com a nossas atitudes, que precisam ser reavaliadas”, completa Orsi.

Entre outras ações que pretendem beneficiar o meio ambiente e, também, a saúde pública em Nova Trento é a efetivação do Estudo para Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário, bem como o Estudo das regiões com Problemas de Drenagem Urbana. Os projetos já foram encaminhados e serão executados em breve.