Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com grande participação de alunos da rede municipal

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nova Trento realizou na última terça-feira, 14 de julho, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”. A sala de palestras do Centro de Encontros Imaculada Conceição (CEIC) ficou lotada de participantes, em especial de alunos da rede municipal de ensino.

O prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a Secretária Municipal de Educação e Presidente do CMDCA, Rosita Sônia Valle Tridapalli, o Secretário Municipal de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, a conselheira tutelar, Delcides Raulino dos Santos, a presidente da Ação Social Neotrentina, Eunice Cadorin Bittencourt, o representante dos alunos, Rafael Voltolini e o palestrante do dia, Roberto Diniz Saut compuseram a mesa oficial para abertura da conferência. Para o prefeito municipal, “esses eventos são essenciais para melhorar a vida de cada um de nós, para depois melhorar o conjunto. Tudo começa pelas ações que desempenhamos em sociedade”, destaca Orsi.

Surpreso pela grande quantidade de alunos presente na Conferência, o integrante do Programa de Defesa Articulado dos Direitos Fundamentais e vice diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Roberto Diniz Saut trabalhou os cinco eixos temáticos discutidos em grupos naquela manhã.

Unânimes, crianças, professores, gestores e sociedade civil explanaram em plenária a importância de construir espaços multiuso para práticas de atividades esportivas e culturais na cidade. Além disso, os alunos sugeriram a construção de bibliotecas e bibliotecas ambulantes, para estimular a leitura e a difusão do conhecimento. “Isso mostra como nossos alunos estavam concentrados e dispostos a contribuir com essa conferência”, afirma a Secretária Municipal de Educação e presidente do CMDCA, Rosita.

Essas e outras propostas serão apresentadas na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Brusque, ainda sem data definida. Para tanto, foram eleitos representantes da cidade de Nova Trento, divididos em quatro categorias. Cátia Del'Agnolo Marchiori e Delcides Raulino dos Santos foram eleitas como representantes do Conselho Tutelar. Tamires Leite e Eunice Cadorin Bittencourt foram eleitas para representar os Conselhos Municipais. A Assistente Social Mariana Soares Koettker representará o setor de Políticas Públicas, e os representantes das Crianças e Adolescentes são: Marcos Wolff (titular), Luana Marchi (suplente), Graciela Stocco (titular) e José Augusto Rover (suplente).

Programa Prefeito Amigo da Criança

Na abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretária Municipal de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli confirmou a participação do prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi, junto ao Programa Prefeito Amigo da Criança. “Até o fim deste mês o prefeito assinará o Termo de Compromisso Prefeito Amigo da Criança 2009-2012. Desta forma, estaremos abrindo e colocando em prática diversos projetos, alguns ganhando ainda mais força”, destaca Rosita.

O prefeito que se inscreve no PPAC se compromete por meio da implantação, implementação e fortalecimento de políticas públicas, programas e projetos nas áreas de Saúde, Educação, Proteção Especial e Orçamento Criança e Adolescente (OCA), para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes e suas famílias.