Nova Trento sedia a 62ª reunião da CDR

Prefeitos municipais de Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas reuniram-se para a 62ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), nesta segunda-feira, 29 de junho, em Nova Trento. A reunião ocorreu na sede da Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni.

Após a abertura da reunião pela presidente da CDR, Sandra Regina Eccel e das palavras inicias do prefeito anfitrião, Orivan Jarbas Orsi, o projeto “Turismo Integrado” (ADRVALE) foi debatido pelo palestrante Danilo Moritz. A apresentação e discussão do projeto tomou boa parte do tempo da reunião, sendo expostos relatório de atividades e ações da ADRVALE junto aos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque.

O tema foi posto em questão, até porque diversas reuniões sobre o assunto ocorreram nos municípios do Vale do Rio Tijucas, incluindo Angelina, que faria parte do roteiro em função do turismo religioso desenvolvido na região. O projeto “Turismo Integrado” foi iniciado pelo prefeito Orivan Jarbas Orsi, em março deste ano.

Surpresos pela apresentação de Mortiz, os prefeitos presentes no evento mostraram desconhecimento da atuação da ADRVALE na região. “Ninguém falou da ADRVALE e ninguém disse que os municípios eram sócios. Isso mostra que não estamos nos comunicando muito bem”, assinalou o prefeito de Brusque, Paulo Eccel.

O prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi afirmou que todos os municípios participantes do projeto Turismo Integrado consideram-se parceiros, e não concorrentes. Na última reunião, em Tijucas, os municípios contaram com a participação da Santur, que apoia a iniciativa proposta pelo prefeito Orsi. A partir da explanação da ADRVALE, os municípios concordaram em realizar ações conjuntas.

Projetos

Após assinatura de convênios com o município de Guabiruba e apresentação de projetos do município de Brusque, o município de Nova Trento foi contemplado com a aprovação do projeto para a XVII Festa Incanto Trentino 2009. O comitê estadual manifestou-se favorável por unanimidade, visto que a festa tem forte apelo cultural, tradicional e sócio econômico. Além disso, resgata e divulga as tradições do povo, os usos e costumes dos antepassados. A festa também incrementa o turismo na região, gerando renda e empregos. O valor total do projeto é de R$ 110.550,00, sendo solicitado ao Estado R$73 mil, e a contrapartida da prefeitura totaliza R$ 37.550,00.