Covid-19: Ministério da Saúde recomenda dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos

Segundo o órgão, a imunização deve ser feita após quatro meses da segunda dose

 

A Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, informa que o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para crianças com idades entre 5 e 11 anos.

 

A Secretaria de Saúde ressalta que as aplicações de vacinas contra a Covid-19 em crianças são realizadas somente às quartas-feiras, sendo necessário realizar a marcação pelo contato (48) 99147-1783 ou presencialmente na Sala de Vacinação Guilhermina Borinelli. 

 

Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e um documento de identidade com foto. A vacinadora da saúde, Sônia Moresco, explica que, assim que aberta, a ampola que contém as vacinas pediátricas possui um prazo de validade baixo, e deve ser usado no mesmo dia.

 

De acordo com a nota técnica, estudos científicos apontam o aumento da proteção com a dose complementar. Segundo o documento, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço deve ser de, pelo menos, quatro meses.

 

A imunização complementar, no caso das crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

 

O Ministério informa que no estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço.Em outra subanálise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz também contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos na faixa etária dos 5 aos 11 anos.