Secretaria de Educação estabelece prioridades para 2009

Garantir o direito de aprender: este é um dos grandes desafios da educação no Brasil. Desde 2007, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Ministério da Educação e Cultura busca melhorias na qualidade da educação brasileira, especialmente a educação básica, cujo foco é a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. Em Nova Trento, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação busca trilhar caminhos necessários estabelecidos legalmente para garantir educação de qualidade a todos.

“Hoje, o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME) de Nova Trento busca rever e repensar as suas diversas competências para adequá-las às exigências legais previstas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e também ao atendimento de tudo o que o MEC determina, porém pensando sempre em promover uma educação comprometida com os valores morais e éticos da sociedade neotrentina”, assinala a Secretária de Educação de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado formação continuada às equipes técnica e pedagógica, custeada com recursos do FUNDEB, a fim de rever e reelaborar o Sistema Municipal de Educação, o Plano Municipal de Educação, a Construção do Projeto Pedagógico da SME, a adequação do Plano de Carreira do Magistério, dentro da atual política salarial. Desta forma, a Secretaria tem passado por diversas transformações, dentre elas a alocação de cada funcionário à sua especificidade.

“Com essas horas de formação continuada, cumpridas até agora, já é possível visualizarmos a educação dentro de uma visão sistêmica, isto é, passando inicialmente pelo Planejamento do Sistema Municipal de Educação, a um processo contínuo de Organização e Estruturação, seguido de um processo de Controle de Qualidade do que se está produzindo. É assim que estamos construindo aos poucos o Sistema Municipal, sistema esse que cria as condições de ensino que leva à aprendizagem”, afirma Rosita.

Algumas ações necessárias já estão ocorrendo para a democratização das decisões municipais, como a autonomia dos Conselhos Municipais de Educação, Controle Social do FUNDEB e Alimentação Escolar que, além de exercerem a função de aconselhamento e controle social representam parcerias que contribuirão para a melhoria da qualidade da educação. Além disso, a secretaria tem feito a revisão da proposta curricular do município e criação do Projeto Pedagógico; definição das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de permitir um melhor planejamento nas unidades escolares municipais; criação de critérios de avaliação institucional do discente, docente e da gestão a fim de medir e quantificar a qualidade da educação municipal; e reforma administrativa da educação, com a revisão do quadro de cargos e salários do magistério municipal.

“Lembramos que a democratização do acesso e as condições de permanência do aluno, a qualidade do ensino e a gestão democrática são conquistas a longo prazo e, sem dúvida nenhuma, com a participação efetiva da família e da sociedade em geral”, finaliza a Secretária de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli.