Teatro musical leva cantigas populares às escolas de Nova Trento

A Administração Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação, acompanha durante o mês de outubro a realização do projeto “Semana da Criança: Resgatando Cantigas e Inovando Repertório”, que leva às escolas municipais o espetáculo “O Livro Mágico”, apresentado pelas irmãs Mazera.

A proposta une teatro e canto para valorizar as cantigas populares e aproximar as crianças da cultura brasileira.

O projeto, de autoria de Joana Mazera, é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº14.399/2022), e proporciona aos estudantes uma experiência artística lúdica e interativa, valorizando a imaginação, a memória cultural e o contato com diferentes manifestações artísticas.

No espetáculo, as canções são apresentadas junto ao enredo da peça, que reúne três personagens: uma fada madrinha, uma criança e uma gata malvada.

Durante a apresentação desta aventura guiada por um livro mágico, os estudantes participam de momentos de interação e canto coletivo. O repertório reúne seis cantigas tradicionais da infância e quatro músicas autorais infantis do grupo Mazera.

As apresentações, que são gratuitas e destinadas aos estudantes das escolas municipais de Nova Trento, tiveram início no dia 5 de outubro, na Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, em Claraíba, e seguem ao longo do mês, nas demais escolas da rede municipal de ensino, nas seguintes datas:

08/10 – EMEB Francisco João Valle (Trinta Réis)
09/10 – EMEB Padre José da Poian (Salto)
09/10 – EMEB Aguti
15/10 – CMEI

A Secretaria Municipal de Educação destaca a importância de ações como essa, que contribuem para a valorização da cultura popular, a preservação de memórias e tradições, além de oferecer aos estudantes novas experiências de aprendizado de forma lúdica e significativa.

Comunicação / Prefeitura Municipal de Nova Trento.