Nova Trento participa da entrega do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da região em São João Batista

Prefeito municipal, secretário de Cultura e Turismo e a agente da Sala do Empreendedor prestigiaram evento

Na manhã desta sexta-feira, 25, o Sebrae/SC realizou a entrega do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação (ELI) da região, em São João Batista.

O evento aconteceu no Tri Hotel, a partir das 8 horas, com a participação do prefeito municipal, Tiago Dalsasso, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, e a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Nova Trento, Leticia Casagrande.

O encontro foi destinado aos representantes de entidades, empresas e prefeituras que participaram do processo. A metodologia do projeto foi iniciada em julho deste ano com a realização de quatro workshops.

A ação é conduzida pelo Sebrae e direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do poder público e entidades empresariais, além da comunidade dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento e Canelinha.

A iniciativa tem o objetivo de somar com as atividades que já são executadas pelo município e busca fomentar o surgimento de novos negócios inovadores que atendam as demandas de mercado de acordo com as vocações econômicas regionais.

O Ecossistema Local de Inovação (ELI), surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, e de concentrar esforços para estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas.

Para isso, o trabalho é realizado em oito etapas: caracterização do ecossistema de inovação com a definição de setores estratégicos; identificação do nível de maturidade do ecossistema de inovação; identificação dos pontos de intervenção; plano de intervenção; organização da intervenção; atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema.

“Acredito que o Plano ajudará a fortalecer o município, evitando que empresas criadas e desenvolvidas saiam da cidade, se consolidando cada vez mais”, analisou o prefeito.