Atletas de Nova Trento relatam participação na ultramaratona Sicoob Mons Ultra Trail
Segundo participantes, prova técnica conteve trechos desafiadores
A ultramaratona Sicoob Mons Ultra Trail, que teve início quinta-feira, 22, e término no domingo, 25, com a premiação, ainda é comentada pelos participantes. O evento teve o apoio da Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Esportes.
Diversos atletas competiram nas distâncias de 12K, 25K, 55K, 85K e 104K. Eles vieram de vários estados brasileiros, e de outros países para correr nas trilhas e terrenos acidentados ideais para a prática de esportes outdoor que fazem parte do cenário neotrentino.
Nos mais de 570 atletas inscritos, alguns representaram Nova Trento, chegando a conquistar o pódio em suas categorias. Entre eles, o atleta João Batista Facchini, que correu 55 quilômetros, conquistando a medalha de terceiro lugar na faixa etária de 30 a 39 anos, e ficando em nono lugar no ranking geral masculino.
Já conhecido por competir no ciclismo, João contou que participou de algumas provas de corrida de rua, e quando ficou sabendo da Mons decidiu treinar para competir também na modalidade trail (trilha). Com isso, em 2021, completou os 25km na primeira edição da ultramaratona.
“Fiquei ruim nesta prova, cheguei a completar mas não foi uma experiência muito boa”, relatou. Apesar disso, ele decidiu se empenhar mais para correr os 55km em 2022, e considerou o maior obstáculo da prova os meses seguintes de disciplina, preparação física e mental.
Durante o percurso deste ano, o atleta estava mais preparado. “Tive que reduzir o ritmo em alguns momentos por conta da musculatura e cãibra, mas consegui um início e final de prova bons, e a parte do Monte Barão considero a mais difícil”, analisou.
Sobre a Sicoob Mons Ultra Trail, João é só elogios. “Fiquei muito empolgado com a prova, tudo o que traz para o município. Nossa cidade sendo lembrada como um lugar de destaque no esporte, ver o movimento é bem gratificante, além de ser positivo para o turismo”, declarou.
Em preparação para o triatlo
O morador de Nova Trento, Mauro Costa, correu 25km na ultramaratona deste ano, conquistando o segundo lugar no pódio, na categoria acima de 60 anos.
“Sempre pratiquei esportes, principalmente futebol e academia. Comecei a correr em 2009 e minha primeira corrida foi de 7 km, aos poucos aumentando a distância. Já corri no Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, mas a maioria corrida de rua”, relembrou o atleta.
Em 2021, ele participou da Mons na categoria 25 km, ficando em sétimo lugar. “Tive cãibra, mas resolvi fazer novamente, tenho essa gana de superação. Comecei a fazer pilates, pump, spinning, natação. Este ano, foi uma prova dificílima, mas consegui baixar meu tempo e subir ao pódio”, comemorou.
Das dificuldades durante o trajeto, ele considerou a subida do bairro Mato Queimado e a subida da antena antes do final da prova. “Quem faz trail sabe que a trilha sempre engana, quando acha que vai um plano recebe uma surpresa, e dessa vez foi o morro da antena”, analisou.
Ele contou que um dos seus sonhos é participar de uma prova de triatlo, e a Mons é um dos preparos para a modalidade. “A organização foi muito boa este ano, com abastecimento, a presença do narrador e o prefeito que participou do evento. A Mons foi uma grande conquista para a cidade”, destacou Mauro.
Superação nos 12 km
Os atletas Bruno Demonti Costa e Elizandra Vissotto correram os 12 km nas duas edições da Sicoob Mons Ultra Trail e completaram o trajeto com sucesso.
Bruno, que começou a correr em 2018, após uma cirurgia no joelho, se preparou ao longo do ano, treinando de duas a três vezes por semana, e correndo em outras provas de 5, 10 e 21km, tanto na modalidade trail como no asfalto.
Ele considerou as subidas em trilha o maior desafio durante a prova em Nova Trento. “A organização estava ótima. Quesito marcação, staff, pré prova e pós prova são de alta qualidade. Não vi um cuidado tão grande nas outras provas que competi este ano”, declarou o atleta.
Para Elizandra, funcionária do Sicoob Trentocredi, patrocinador oficial da Mons, a prova desafia o corpo e a mente. “Completei a corrida, com caminhada no meio do mato, com sol, lama, obstáculos, mas acima de tudo com uma natureza incrível”.
Ela relatou que a linha de chegada parecia distante, mas manteve o foco e determinação para chegar ao tapete vermelho, que marca o final da prova.