Diretor do Centro de Memória participa do 1º Simpósio Cultural de São João Batista

Evento foi realizado no Centro Cultural Batistense

Na última quarta-feira, 14, o diretor do Centro de Memória, História e Patrimônio da Prefeitura de Nova Trento, Juliano Martins Mazzola, participou do 1º Simpósio Cultural de São João Batista, no Centro Cultural Batistense.

O evento ocorreu das 8h às 17h e teve como objetivo apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município com diversas palestras.

“O simpósio também revisitou acontecimentos históricos que envolveram a criação da Vila de São João Batista, o mais antigo povoamento de homens brancos do Vale do Rio Tijucas.

Juliano destacou o projeto “Memórias da Colônia”, dos professores Malcon Tonini e Márcia Peixe, cujo objetivo é justamente o resgate das histórias contadas pelos antepassados e que ainda habitam o imaginário popular dos habitantes do Distrito de Tigipió, em São João Batista.

A freguesia de São João Batista, fundada pelo Capitão da Guarda Nacional João de Amorim Pereira em 1838 por, em sua maioria, imigrantes de ascendência portuguesa. Em 1836, ingressaram 132 imigrantes do Reino da Sardenha, mais precisamente da costa da Ligúria, noroeste da península itálica. Dentre seus descendentes temos as famílias Bozzano, Zunino, Caviglia, Cognacco, Sardo, Peixe, entre outras.

No campo da participação feminina na história local, a professora Márcia Peixe também palestrou sobre o cotidiano das mulheres na Colônia Nova Itália. Ela abordou também o tema A Usina de Açúcar USATI – 1940-1970, dentro do projeto Memórias em Movimento.

Em um segundo momento, também foi abordada a história dos indígenas que habitavam o Vale do Rio Tijucas antes da chegada dos europeus.

Iniciativa

A iniciativa teve como público-alvo profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação – Municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque), em especial pedagogos (as) e profissionais das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. O evento contou com certificado de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.

O Simpósio é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), contando com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – representada pelo Laboratório de Ensino de História (Leh), da Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais São João Batista e Professora Lídia Leal Gomes.