Secretaria de Cultura e Turismo dá continuidade às visitas técnicas nos Distritos de Claraíba e Aguti

Equipe também visitou propriedade no bairro São Valentim

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu prosseguimento às visitas técnicas aos produtores rurais previstas nos meses de junho a agosto, no bairro São Valentim e nos Distritos de Claraíba e Aguti, em Nova Trento.

A ação é realizada por meio do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo, na área da ação de criação e operacionalização de novos Produtos e Experiências Turísticas.

As visitas foram realizadas em estabelecimentos em implantação ou já implantados, que atuam ou pretendem atuar no Trade Turístico do município, no segmento do Agroturismo.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, “as visitas técnicas aos produtores que apresentam potencial e interesse em atuar no segmento são de suma importância para que seja possível identificá-los e orientá-los.”

Rodrigo ressaltou que é parte do papel da Secretaria fomentar e ajudar os agricultores a terem uma renda extra com o turismo, “além de explorar o interior, que tem uma capacidade imensa para desenvolver o tão sonhado turismo rural em nossa cidade”.

No Distrito de Claraíba, a equipe visitou as propriedades de Eraldo Krauze, Marcos Venske, Jaime Paulo Marcolla e Marcos Paulo Voltolini. No Distrito de Aguti, a visita foi realizada na propriedade de Osmar Mayer Junior, e no bairro São Valentim, na propriedade de Ediano Eccher.

“Nova Trento tem no seu interior, belezas naturais inestimáveis, que associadas aos pequenos produtores de hortaliças, frutas, verduras, mel, farinhas, polvilho, pães, doces, cachaça, vinhos e cervejas, bem como os nascentes investimentos em hospedagem e eventos, formam um mix de atrações turísticas de grande atratividade”, analisou o consultor do Sebrae/SC, Fábio César de Moraes.

Ele destacou ainda que as produções são reforçadas pelas tradições culturais italiana e alemã, além da nacionalmente reconhecida vocação religiosa, fazendo do município um destino turístico diversificado e com grande potencial de expansão.

“Agradeço a parceria do Sindicato entre a Secretaria e o Sebrae, ao realizar as visitas aos agricultores, que também possui o intuito de valorizar a agricultura familiar e os jovens no campo. Estamos visitando nosso interior e os agricultores de diversas culturas, conhecendo suas propriedades e o seu trabalho, pois 70% da comida que chega às nossas mesas vem da agricultura familiar”, comentou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Trento (Sittrunt), Clarice Poli Ferrari.