Secretaria de Cultura e Turismo realiza lançamento do livro Nova Trento em Traços e Cores

Evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 22

A noite desta quarta-feira, 22, foi marcada pelo lançamento do livro “Nova Trento em Traços e Cores”, com ilustrações do arquiteto e artista plástico Rudi Scaranto Dazzi, e com os autores Alessandra Devite, Cecília Maria Serra Garcia, Diva de Mello Rossini, Giselle Carvalho Leal e Timóteo Schroeder.

O evento foi realizado na sede do Circolo Trentino di Nova Trento, no bairro Besenello, e contou com a presença do prefeito Tiago Dalsasso, vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho, diversas autoridades, convidados e proprietários das residências ilustradas. Com música ao vivo, os autores concederam autógrafos aos presentes.

O livro contém as obras do artista plástico produzidas em aquarela, que retratam a influência da arquitetura das edificações de Nova Trento na memória e cultura de seu povo.

Estas obras foram expostas entre os dias 2 e 30 de agosto de 2021 na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e agora, estão reunidas no livro, que também conta a história de cada construção retratada.

“Esta é uma pequena contribuição do município. Como prefeito, posso auxiliar nas áreas de obras, saúde, educação, mas sempre vou lembrar que fiz minha parte para deixar um legado como este livro. Parabenizo a todos que se envolveram na produção”, destacou o prefeito Tiago Dalsasso.

Em sua fala, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, comentou sobre a importância de apoiar o lançamento de um livro que faz parte da cultura do município. “O livro apresenta a história onde arte e cultura são ligadas, com traços e cores que eternizam as características da nossa história”, analisou.

Além de parabenizar os autores, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Alberto Barbosa de Souza, ressaltou que várias regiões catarinenses já foram estudadas pelos acadêmicos, e Nova Trento é de grande importância para as visitas e estudos, por possuir construções históricas bem preservadas, agora reunidas em um livro.

Para o reitor da Univali, “é uma imensa alegria retornar a Nova Trento. Quero agradecer a equipe, o prefeito e o secretário de Turismo, que se empenharam para que esse projeto de mais de cinco anos saísse do papel. Estou muito orgulhoso deste trabalho. Parabéns a todos”.