1º Festival Gastronômico de Nova Trento registrou mais de nove mil pratos comercializados

O Cottura, 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, que encerrou no último domingo, 17, foi considerado pela organização, um sucesso de público e degustação dos menus que foram criados exclusivamente para o evento. 

 

Nas três semanas do festival foram comercializados 9063 pratos, nos 13 estabelecimentos participantes entre restaurantes com serviço a la carte e buffet, uma cervejaria, vinícolas e cafés. 

 

“Essa foi a primeira edição de um sonho que há muitos anos planejávamos fazer na cidade e o resultado superou as nossas expectativas, pelo empenho dos estabelecimentos em preparar os menus e pelo grande público que veio experimentar a nossa gastronomia e conhecer histórias contadas em cada prato que era servido”, lembrou o vice-presidente da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), André Aladeu Orsi. 

 

Incremento no turismo 

 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, neste período de Páscoa, mesma data em que foi realizado o Cottura, “a cidade já conta com um grande fluxo de turistas que visitam os dois Santuários, de Santa Paulina e de Nossa Senhora do Bom Socorro. Além disso, o município ainda realizou a La Terza Pasqualina, que também atraiu um grande número de pessoas para a cidade e, ainda segundo o secretário, o Festival Gastronômico de Nova Trento completou esse roteiro, gerando um incremento no número de visitantes”.

 

E se depender dos visitantes, a cidade já está entre os Roteiros Gastronômicos preferidos de Santa Catarina, como destacou a professora baiana Gabriela Cordial, que estava na cidade a passeio.

 

“Estou com a minha mãe e estamos encantadas. Nós visitamos cinco estabelecimentos. Chegamos na sexta-feira e já fomos em alguns locais. Hoje viemos comer massa e ainda vamos conhecer outros locais. Achamos tudo uma delícia”, completou a turista de Florianópolis, Priscila Andrade. 

 

Os moradores de Nova Trento destacaram a movimentação e o orgulho que o Cottura despertou, em revisitar os estabelecimentos já conhecidos por eles e experimentar os pratos que foram criados para o evento. 

 

“Acho que o Cottura provocou uma interação social, principalmente, com clientes locais e regionais, melhorando a frequência do público com prestadores de serviços. Foi um sucesso e atingiu resultados gratificantes”, opinou o morador Aloísio Lenzi, militar da aeronáutica aposentado. 

 

“Percebemos no Festival o profissionalismo. Tudo foi impecável, e eu como moradora de Nova Trento, percebi claramente, que movimentou a cidade. Todos querendo provar os pratos ou todos os serviços envolvidos, mas o turista também percebeu esse movimento e compareceu. Isso é um orgulho pra nós, saber que a cidade pode oferecer algo tão rico, de tamanha qualidade e num nível de cultura tão elevado”, destacou a jornalista, Vanessa Ruberti.

 

Preparação 

 

Participaram do Cottura os estabelecimentos Torento Sushi Bar; Pousada Cantina Italiana; Pousada Portal do Vígolo; Restaurante Morro da Cruz; La Torre do Vinho Vô Luiz; Vinícola Castel; Bar e Cancha do Pinho; Vinhos Girola; Cervejaria Al Fero Birrificio; Pizzaria Mantoanelli; Churrascaria Dalla Brida; Natalina Pousada e Restaurante e Pizzeria Iggio e Ivete. Durante os meses que antecederam o festival, os participantes se prepararam com uma programação preparatória de capacitações e rodas de conversas com  os especialistas do Sebrae. 

 

“Nossos especialistas têm como meta orientar e integrar produtores, restaurantes e consumidores, para valorizar os produtos locais e catarinenses, e assim, reconhecer a identidade, história e memória de Nova Trento por meio de sua gastronomia”, destacou o gerente da Regional Foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho. 

 

O Cottura – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento foi uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur – Associação Neotrentina, contou com a orientação e apoio técnico do SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora. A primeira edição teve o patrocínio do Sicredi e também contou com o apoio da CDL.