Secretaria de Saúde reativa Centro de Triagem após alta de casos de Covid-19 e Influenza em Nova Trento

Com o aumento de casos de Covid-19 e Influenza, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário reativa nesta segunda-feira, 10, o Centro de Triagem (CT) para pessoas com sintomas respiratórios em Nova Trento.

O Centro de Triagem irá funcionar na antiga sala do Laboratório São Lucas, ao lado do ambulatório do Hospital Imaculada Conceição, das 7h às 12h e das 13h às 19h, devendo atender todas as síndromes gripais leves e moderadas, sendo disponibilizado testes antígeno para investigação de Covid-19.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marineidi Montibeller, os pacientes em casos leves a moderados que passarem pelo Centro de Triagem serão avaliados pelo médico plantonista, que definirá se há necessidade de realização do teste antígeno por meio do diagnóstico clínico, e caso necessário a prescrição de medicamentos.

“Por orientação da Secretaria do Estado da Saúde, o teste PCR para H3N2 será feito somente em pacientes já internados sob indicação do médico que queira fazer a investigação. Caso precise de raio-x, o paciente já será encaminhado para realizar o exame”, explica Marineidi.

UBS Aguti e Pitanga

A secretária detalha que os moradores do interior do município, continuam realizando os testes e recebendo atendimento conforme a demanda na UBS do Aguti e UBS do Pitanga.

Cuidados e prevenção

Nos últimos dias, os atendimentos haviam sido direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, e o Centro de Triagem estava desativado. Porém, com o aumento dos casos, a Secretaria de Saúde definiu a reabertura do CT.

Dessa forma, Marineidi destaca a importância da prevenção neste período: “É necessário manter os cuidados principalmente durante o aumento de casos. Higienizar as mãos, fazer o uso da máscara e evitar contato físico ajudam a diminuir o risco de contágio”, finaliza.