Escolas municipais de Nova Trento aplicam técnicas de meditação

Com foco no desenvolvimento integral dos alunos, desde o início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Nova Trento têm inserido na Rede Municipal de Ensino a prática da meditação.

O projeto “Me Editando” foi elaborado pela psicóloga da Secretaria de Educação, Yasmin Sauer Machado, e tem como objetivo trabalhar os aspectos emocionais dos estudantes e professores por meio da meditação, proporcionando um momento para olharem para dentro de si, abrindo espaço para uma vida mais plena, saudável e feliz.

A meditação reduz o estresse, promove empatia e fortalece a cultura de paz. Ao ser desenvolvida no ambiente escolar, auxilia na formação integral do estudante como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Todos os professores do pré-escolar ao 9º ano receberam capacitação com a psicóloga Yasmin Sauer Machado, onde aprenderam as técnicas de meditação a serem realizadas dentro de sala de aula. Os professores receberam um roteiro com as meditações, mas possuem total autonomia para adaptá-lo conforme a sua realidade.

“Os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios com o aumento da concentração das crianças e adolescentes, diminuição da agressividade, melhora nos relacionamentos interpessoais e autoconhecimento”, relata a psicóloga Yasmin Sauer Machado.