Defesa Civil Municipal realiza visita técnica às barragens de Nova Trento

Monitoramento ocorre nas localidades de São Valentim, São Sebastião e Aguti

A Defesa Civil Municipal realizou, na última segunda-feira (20), uma visita técnica nas três barragens da empresa Cotesa, localizadas na área rural do município. O objetivo foi examinar as condições das estruturas das barragens e verificar o plano emergencial e o monitoramento que é desenvolvido pela empresa.

As barragens, conhecidas como CGHs, estão situadas nas localidades de São Valentim, São Sebastião e Distrito do Aguti. Segundo o coordenador da Cotesa, Renato Pickler Patricio, os empreendimentos não se enquadram na Lei de Segurança de Barragens, estando isentos de elaboração do Plano de Segurança de Barragem (PSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE).

As barragens estão classificadas com a categoria de risco e dano potencial de nível baixo. Ainda durante a visita, o coordenador mostrou a sistemática de inspeção das estruturas e os aparelhos de medição pluviométrica e hidrométrica, que são utilizados pela empresa no percurso do Rio do Braço, desde o Distrito do Aguti até a localidade de São Valentim.

Após a visita, Renato concedeu acesso ao sistema de monitoramento online à Defesa Civil Municipal, para que a mesma possa acompanhar o nível hidrométrico do rio e o nível pluviométrico das chuvas. Também participou da visita, o coordenador regional de Defesa Civil da Grande Florianópolis, Jackson Dirceu Laurindo, responsável por articular o encontro.