Programação da campanha Outubro Rosa segue nesta terça-feira

A programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa segue nesta terça-feira, 30 de outubro, com um encontro sobre a prevenção do câncer e mama e colo de útero, destinado a conscientização das mulheres na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, no horário das 17h às 18h30.

Além desta ação, na última quinta-feira, 25 de outubro, foram promovidos outros três encontros. O primeiro ocorreu na unidade Básica de Saúde do distrito de Aguti, no período da manhã. Na sequência, no período da tarde, foi a vez da Unidade Básica de Saúde do bairro Pitanga receber a mobilização, e, à noite o terceiro encontro do dia, ocorreu na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, com coleta de exames preventivos e a solicitação de requisição para a mamografia. Em ambos os locais, as mulheres tiveram a oportunidade de saber mais sobre a campanha Outubro Rosa e a importância do autocuidado.

Já no dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D de realização de exames preventivos e solicitação de mamografias, que ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde do Besenello, do Trinta Reis e do distrito de Claraíba. Na oportunidade, foram emitidas 64 solicitações de mamografia e 81 coletas de preventivo. No mesmo dia, o projeto Saúde na Praça também a abordou a campanha Outubro Rosa com uma mobilização na Praça Del Comune, no Centro, das 8h30 às 11h30, com a realização de testes de glicemia e verificação de pressão arterial, além de informações sobre a saúde da mulher.

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário destaca ainda, que as mulheres que não realizaram os exames e não solicitaram requisição para mamografia devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e se informar como proceder. A campanha oficial em todo o país, segue até a próxima quarta-feira, 31 de outubro.