Família Eccher do bairro São Valentim será destaque em reportagem nacional
Os mais de 100 de anos dedicados à produção de farinha de mandioca e a história da família de Eurides Eccher, morador bairro São Valentim, no interior do município, serão destaque em uma reportagem produzida pela equipe do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. A gravação ocorreu no último dia 31 de agosto e deve ser veiculada no mês de outubro, com data ainda ser divulgada.
De acordo com Ediano Roque Eccher, filho de Eurides, que junto com o irmão Edivan permanece no campo junto a família, a reportagem foi produzida pelo jornalista Marcelo Canellas, e ocorreu devido ao contato efetuado com o engenheiro de alimentos da Epagri –Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Henry Petcov, que atende os produtores rurais neotrentinos. “A equipe do Jornal Nacional estava aqui em Santa Catarina para fazer uma matéria sobre as oportunidades para os jovens no meio rural, aí viram no escritório da Epagri, em Florianópolis, as embalagens da nossa farinha, se interessarem e quiseram conhecer a nossa história”, conta Ediano.
Entre os aspectos que mais chamaram a atenção da equipe para a gravação da reportagem, está o fato do Engenho Eccher ser o único em funcionamento no interior do município e de preservar as características de produção artesanal desde a época de Aleixo Eccher (pai de Eurides e avós dos rapazes), além de utilizar apenas mandioca produzida pela própria família.
Acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Epagri de Nova Trento, Victor Alisson Gomes, a equipe de reportagem chegou à propriedade da família pela manhã, por volta das 10h e permaneceu até as 16h. “Nós contamos um pouco da nossa história desde a época do meu avô, mostramos o nosso engenho e o modo como produzimos a farinha”, acrescenta Ediano.
Produção em Família
Além do pai Eurides, e dos filhos Ediano e Edivan, também trabalham na produção da farinha e no cultivo da lavoura de mandioca, a mãe Nadir Perotoni Eccher e a esposa de Edivan, Ana Karen Evangelista Marques Eccher. Juntos eles produzem cerca de 500 quilos de farinha por semana e aproximadamente 200 toneladas por ano.
Tradição aliada à inovação
Após Ediano Eccher participar do Curso de Empreendedorismo e Liderança da Epagri na edição de 2016, a família passou a investir na propriedade com a modernização dos equipamentos e também na comercialização da farinha. “Antes nós produzíamos e vendíamos para outras empresas, mas após o curso, começamos a vender diretamente para o comércio da região”, explica Ediano.
Em seguida, a família também foi contemplada com o projeto de ‘Valorização e Identidade de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros com base na comunidade diferenciação e sustentabilidade’ desenvolvido pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina através do programa SC Rural. A iniciativa teve como objetivo principal, agregar valor e propor melhorias relacionadas à produção, embalagens, comercialização, sustentabilidade destacando principalmente, o local de origem do produto e a história da família.
Já em 2017, com a conclusão do projeto de valorização, as embalagens foram entregues oficialmente à família que passou também a participar da Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato de Nova Trento, projeto desenvolvido pela Epagri local, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura e Turismo. De lá para cá, a família segue conquistando mercado e garantido qualidade aliada à tradição e a inovação.
Fotos: Victor Alisson Gomes/Epagri