Campanha Outubro Rosa sensibiliza moradoras do distrito de Aguti

A campanha Outubro Rosa voltada a prevenção do câncer de mama e colo de útero também contou com uma programação especial voltada à sensibilização das moradoras das comunidades que compreendem o distrito de Aguti. Nos dias 19 e 23 de outubro, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário que atuam nas comunidades do interior realizaram dois encontros com informações sobre a saúde da mulher e a importância da realização de exames preventivos.

As palestras ocorreram na Unidade Básica de Saúde do Aguti e na Unidade Básica de Saúde do Pitanga, que também contaram com sorteio de brindes, além de café de um de confraternização. De acordo com a enfermeira Adriane Fogaça Pilz, a exemplo do ano passado os encontros contaram com uma grande participação das mulheres. “Elas receberam orientações sobre prevenção dos cânceres de mama e colo uterino e a importância do diagnóstico precoce”, explica a enfermeira.

Além disso, o diferencial da programação deste ano, foi realização de uma campanha de doação de lenços para as mulheres que estão em tratamento de quimioterapia e perderam os cabelos. “Foi um gesto de solidariedade e empatia com as mulheres em tratamento oncológico. O lenço auxiliará como um aliado a autoestima já que poderá deixar mais bonitas estas guerreiras que lutam pela cura”, ressalta Adriane.

A ação solidária contou com a participação de mulheres que residem no Aguti, Pitanga e comunidades próximas. “Ao todo foram doados 68 lenços que serão encaminhados com seus nomes ao Cepon – Centro de Pesquisa Oncológicas – instituição de saúde responsável pelo tratamento de pessoas com câncer no Estado de Santa Catarina, inclusive as neotrentinas que estão passando por este período de luta contra o câncer.

Fotos: Adriane Fogaça Pilz e Alcirene Muller/Divulgação