Reunião aborda ações para plano de contingência de cheias

Apesar de a chuva ter cessado no município durante esta manhã de segunda-feira, 05, os representantes do Poder Executivo, o diretor da Defesa Civil e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista se reuniram por volta das 12h, para tratar das ações que compreendem o plano municipal de contingência de cheias.

O diretor municipal da Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva, apresentou o levantamento realizado no decorrer desta manhã com os registros fotográficos. Na ocasião, ele também destacou a função de cada secretaria, caso a chuva persista e provoque mais problemas.

O prefeito Gian Francesco Votolini e o vice-prefeito Jaison Moacir Marchiori solicitaram aos secretários que fiquem em alerta e à disposição da comunidade para atender os neotrentinos com agilidade. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista, o 2º tenente Roberto Rosa Machado participou da reunião e orientou todos os presentes a como proceder em caso de emergências.

Segundo o comandante Roberto, o que mais o preocupa em Nova Trento são os casos de possíveis deslizamentos de terra. “O importante é atuarmos na prevenção, locais que encontram-se em áreas de risco devem ser monitorados para retirar as pessoas do local com antecedência”, informou Machado.

O Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no Centro, está a disposição da população que precisar sair de casa. Em caso de emergência, os neotrentinos podem entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone (48) 3267 – 3209 ou pelo (48) 9 9147 – 1762. Além disso, todos os secretários municipais estão à disposição para o atendimento. A população também podem ligar para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Sobre o nível do Rio do Braço

De acordo com o diretor municipal da Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva, o nível do Rio do Braço está baixando, e por volta das 12h estava 5, 89. Segundo o levantamento realizado nesta manhã, o município registra pontos de alagamentos na Ponta Fina Sul, São Valentim, Salto, além de quedas de barreiras em diversos pontos do interior. O aterro de uma das cabeceiras da Ponte Antônio Hillesheim entre as comunidades de Corrida e Capivara foi levada pela chuva e provocou um acidente com um veículo.

Fotos: Defesa Civil/Divulgação