Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 07 de abril, celebra-se o ‘Dia Mundial da Saúde, data instituída pela OMS – Organização Mundial de Saúde, em 1948. Este dia destina-se às ações de conscientização da preservação da saúde e anualmente propõe o debate sobre um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS.

Em 2017, o tema do ‘Dia Mundial da Saúde’ é a depressão, que acomete um número elevado de pessoas em todo o mundo. Nesta ocasião, o lema oficial do evento é ‘Let’s Talk’, ou em português, ‘Vamos Conversar’, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de buscar conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença.

Sobre a doença

É um transtorno mental frequente. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. Depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma séria condição de saúde.

Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

*Com informações da equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Nova Trento *