Casa Dei Nonni João Eccher é entregue à comunidade

A Administração Municipal entregou oficialmente na quarta-feira, 21 de dezembro, a sede da Casa Dei Nonni do bairro São Valentim, destinada a Associação Rural Vida Nova. O evento contou com a presença dos familiares de João Eccher (in memorian), que dá nome ao espaço, além de membros da associação, autoridades municipais e convidados.

A programação iniciou a partir das 14h30, com a cerimônia de inauguração e benção do espaço e coquetel. A Associação Rural Vida Nova conta aproximadamente com 45 participantes das comunidades de São Valentim, Salto e Bonito.

Sobre João Eccher

Morador do bairro São Valentim, no interior do município, João Eccher, o ‘Joanin’, nasceu na mesma localidade em 19 de março de 1909. Em São Valentim instalou um ‘armazém’ ainda quando era solteiro, e depois se casar-se com Angélica Montibeller Eccher permaneceu com as atividades comerciais. Da união com Angélica nasceram doze filhos, destes apenas quatro estão vivos, além de 10 netos. Após a morte precoce da esposa, aos 39 anos, João criou com garra os filhos, que na época ainda era crianças em depois disso, nunca mais casou-se.

Para comprar os mantimentos da ‘venda’, João se deslocava até a cidade de Brusque de carroça, onde também comercializava açúcar, feijão, café, farinha de mandioca, ovos e até galinhas, itens alimentícios que eram produzidas pelos moradores da comunidade.

Ele também desempenhou a função de ‘inspetor de quarteirão’, a qual era incumbido de comunicar as autoridades policiais sobre os conflitos e fatos que ocorriam na comunidade. Tal designação compreendia também a mediação das divergências que surgiam entre os moradores do bairro. Em 07 de outubro 1962, João Echher foi eleito 5º vereador mais votado pelo partido UDN – União Democrática Nacional -, e tomou posse em 01 de fevereiro de 1966, no lugar de Pedro Piva Júnior, prefeito então empossado na mesma data, permanecendo na câmara até 31 de janeiro de 1967.

Na comunidade contribui também com serviços voluntários prestados à Capela São Valentim como membro da comissão e também foi o doador do terreno da extinta ‘Escola Estadual de São Valentim’ em 1985, local onde hoje está a sede Casa Dei Nonni, que será inaugurada em breve. Considerado pelos moradores do bairro um homem justo e de bom coração, faleceu em 17 de agosto de 1992, aos 83 anos, vítima de câncer.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento