Comunidade celebra festa do padroeiro São Virgílio

Inicia nesta quinta-feira, 30 de junho e segue até o domingo, 03 de julho, as comemorações do padroeiro do município ‘São Virgílio’, no Centro. A programação conta com diversas celebrações religiosas e festa social.

Neste ano, o tema das celebrações será: “Pai celeste, fazei com que a centelha do amor misericordioso que acendestes dentro de nós no dia do Batismo converta-se em uma chama viva que transforma os corações e renova a face da terra”. Durante todos os dias haverá completa serviço de bar e cozinha. Aproveite as festividades para visitar a ‘Capital Catarinense do Turismo Religioso’.

Quem foi São Virgílio

Virgílio nasceu em Roma e vivia com a família na belíssima região montanhosa trentina. Ele foi consagrado bispo de Trento por Ambrósio, que era bispo de Milão e tinha autoridade por todo o norte da Itália. Vigílio engajou-se de corpo e alma, sob tutela de Ambrósio, a combater e erradicar o paganismo de sua região. Para auxiliá-lo, recebeu mais três sacerdotes missionários, Sisínio, Martiro e Alessandro, todos vindos do Oriente.

Depois de dez anos de trabalho missionário, uma tragédia ocorreu. Uma discórdia em Sanzeno, entre os seguidores dos antigos cultos pagãos e um cristão que se negava a venerar Saturno, acabou colocando parte da população contra os três missionários, auxiliares de Vigílio. Eles foram mortos e queimados.

O bispo Vigílio morreu no dia 26 de junho de 405. Segundo uma antiga tradição sobre seu martírio, ele teria sucumbido após ter recebido alguns coices de cavalo, no Vale Rendena. Como não foi socorrido, agonizou até a morte. Suas relíquias mortais estão sob a guarda da catedral da diocese de Trento, onde são veneradas no dia do seu trânsito.

Confira a programação abaixo.

* Com informações da Paróquia São Virgílio*