Escola do Aguti promove ações de conscientização ambiental

Na semana do Meio Ambiente destacamos as ações realizadas no mês de maio pela Escola Municipal de Educação Básica Aguti com intuito de sensibilizar e conscientizar os alunos, professores e demais servidores sobre destinação correta do lixo.

As atividades ocorreram nos dias 11 e 18 de maio, previstas no projeto ‘Coleta Seletiva do Lixo’, em parceria com a empresa Reciclagem Wanatt. No primeiro momento, no dia 11, representantes da empresa foram até a escola e apresentaram o trabalho executado no município, as consequências desta atividade para o meio ambiente, além do papel de cada indivíduo no resultado final do processo da reciclagem.

Já no dia 18, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a sede da empresa, situada no bairro Mato Queimado, em Nova Trento. Durante a visita técnica, foi possível verificar o trabalho realizado pelos profissionais conforme as informações repassadas aos alunos em sala de aula na semana anterior.

O grupo teve viu de perto os tipos de lixos gerados e as possibilidades de encaminhamento deste material para outras empresas, que vão de fato, reciclar. “Como atividades teóricas e práticas, uma complementou a outra e ainda foram duas formas diferentes de sensibilizar nossos adolescentes, buscando sempre a melhora na coleta seletiva na escola e, é claro, nas comunidades em que residem”, destaca a professora Fernanda Piazza.

De acordo com a diretora da Escola, Tamires Leite, o projeto é desenvolvimento de uma forma que toda a comunidade escolar se sensibilize. “Precisamos nos colocar no lugar do nosso Planeta, que precisa muito de ajuda, pois só as mudanças de atitudes poderão fazer com que tenhamos um mundo melhor. Na visita ao Centro de Reciclagem Wanatt, percebemos o quanto ainda falta de conscientização da população em relação a este tema”, explica a diretora.

Para Caiane Krichinski do 7º ano, a experiência de visitar a Empresa de Reciclagem Wanatt foi muito interessante. “Aprendemos a reciclar e fiquei assustada com a quantidade de lixo que ainda vai para o aterro sanitário, porque não foi separado de forma correta, por isso percebi o quanto é importante reciclar”, informa a aluna.

Segundo ela, o grupo observou uma grande quantia de lixo reciclável misturado ao rejeito e orgânico, o que dificulta o trabalho. “Isso fez com que nossos alunos percebam que através da educação que podemos mudar muitas coisas. Agradeço o empenho dos professores envolvidos e funcionários da escola que abraçaram o Projeto, e também a toda equipe da Reciclagem Wanatt por nos ter recebido tão bem”, enfatiza Tamires.

Para a representante da empresa, Ana Paula Wanatt, é uma satisfação ver que a sociedade está em busca da conscientização e tem se preocupado com o futuro das gerações. “Costumamos dizer, que se você não fizer o destino correto do lixo reciclável ele acaba depositado em aterros sanitários e, desta forma, você está enterrando um tesouro sem valor para seus futuros filhos e netos”, ressalta Ana Paula.

Ela conta que o trabalho em conjunto com professores e alunos gera bons resultados. “É gratificante saber que podemos contar com profissionais desta área para conscientizar cada vez mais a população sobre o benefício da coleta seletiva”, declara. A Escola agradece a empresa Reciclagem Wanat pela receptividade e oportunidade de construção do conhecimento de consciência ambiental.

* Com informações e fotos da Escola Municipal de Educação Básica de Aguti *