Secretaria de Saúde promove encontro em alusão ‘Dia Mundial sem Tabaco’

Em alusão ao ‘Dia Mundial sem Tabaco’, celebrado nesta terça-feira, 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento promoverá na quinta-feira, 02 de Junho, um encontro sobre o Programa de Combate ao Tabagismo, realizado no município.

A roda de conversa está agendada para as 16h, na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, em Nova Trento. O evento tem como objetivo reunir fumantes e ex-fumantes para realizarem uma troca de experiências e relatos suas jornadas contra o tabaco.

O controle do tabagismo faz parte do Plano de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde do Brasil para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que prevê uma série de iniciativas para reduzir em 2% ao ano, nos próximos dez anos, as mortes prematuras por DCNT.

Sobre o dia

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Desde 1989, o Instituto é responsável pela coordenação do Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT). Em 1997, o INCA se tornou Centro Colaborador da OMS para o Controle do Tabaco e passou a exercer também a Secretaria Executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle de Tabaco (Se-Conicq), que coordena e articula a Política Nacional de Controle do Tabaco.

*Com informações do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva*