Família neotrentina recepciona comitiva de estrangeiros

Na manhã de terça-feira, 29 de março, a família Will, residente na comunidade de Ribeirão Veado, no interior do município recepcionou membros da Comissão Internacional da Convenção Quadro para Controle do Tabaco. Entre eles, estavam representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional do Câncer, além de uruguaios, filipinos e jamaicanos.

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a agroindústria de conservas e geleias e também o plantio de alimentos orgânicos. Na agroindústria, o grupo foi recebido pelo senhor José Will e pela sobrinha dele, Carla Will, que relataram a transição da cultura do tabaco para a produção dos alimentos, além da permanência da família no campo.

Segundo José, há 12 anos a família decidiu se dedicar ao plantio de alimentos. “Começamos devagar e aos poucos a demanda foi aumentando. Hoje além do que produzimos, outras dez famílias produzem para nós”, explica.

Em seguida, o grupo seguiu para a propriedade de Alcides Will, irmão de José, que há três anos também abandonou o plantio do fumo. “Comecei com a produção de temperos verdes para as escolas, isso conciliando com o fumo, depois vi que era um mercado que tinha futuro”, relata. Durante a visita, o grupo pode fazer perguntas e trocar experiências com os produtores. Além disso, um almoço com os produtos da família foi oferecido ao grupo.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Roberto Voltolini, participou da visita técnica na propriedade e na ocasião também apresentou ao grupo informações sobre as atividades de diversificação de culturas praticadas no município.

De acordo com Saulo, a visita é resultado da qualidade do trabalho desenvolvido pelos Will no município. “Esse momento foi de suma importância para o município, pois, é uma maneira de reconhecer o trabalho desta família, que representa muito bem Nova Trento”, comenta Voltolini.

O secretário destacou que há seis anos acompanha o trabalho da família, tanto a produção de orgânicos como a agroindústria. “Fico feliz em saber que eles tornaram-se exemplos a serem seguidos por outros países, como foi o caso desta visita”, enfatiza.

Sobre a visita

A visita técnica realizada na propriedade da família Will, envolve ações de cooperação internacional que visam apresentar a experiência de famílias que realizaram a transição do cultivo de fumo para a agroecologia.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento