Saúde na Praça aborda a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, através no Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família realizou no sábado, 28 de novembro, o projeto ‘Saúde na Praça’. Desta vez, o tema  principal foi o esclarecimento e conscientização da população sobre a prevenção da Dengue. Na ocasião, também foi disponibilizado aos neotrentinos, a verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

No município o trabalho contra dengue existe há 14 anos em Nova Trento. Atualmente são 80 armadilhas e 32 pontos estratégicos em locais onde há empresas, depósitos de mercadorias, cemitérios e grande circulação de pessoas. A equipe de agentes da saúde da Vigilância Epidemiológica percorre a cidade para efetuar a vistoria das armadilhas.

Fique atento às orientações:

– Evitar água parada
– Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água
– Manter totalmente fechadas caixas d’água e recipientes que possam acumular água
– Guardar pneus em locais protegidos das chuvas
– Limpar periodicamente, calhas de telhados
– Colocar areia em nos pratinhos dos vasos de plantas

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica alerta a população para procurar um médico em caso de sintomas como:

– Febre alta com início súbito.
– Forte dor de cabeça.
– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
– Perda do paladar e apetite.
– Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
– Náuseas e vômitos·
– Tonturas.
– Extremo cansaço.
– Moleza e dor no corpo.